Cida Gonçalves alinha governo no combate à violência contra a mulher

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, se reuniram nesta segunda-feira (13) para discutir algumas medidas, com anúncio no Dia da Mulher, em 8 de março. As ações incluem a restauração da Casa da Mulher Brasileira e do Ligue 180, canal de denúncias para mulheres. Vale ressaltar que, de acordo com um Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada nove minutos, uma mulher é estuprada e quatro mulheres por dia são vítimas de feminicídio no Brasil.

Falas de Cida Gonçalves e Flávio Dino

Segundo a responsável pelos assuntos da mulher, os dois ministérios estão a desenvolver uma política nacional de combate à violência contra as mulheres. “Vários anúncios serão feitos no oito de março”, reforçou a ministra. Segundo Dino, a redução das taxas de feminicídio no país é uma prioridade “por orientação do presidente Lula”. “Vamos fortalecer as políticas do Ministério das Mulheres em várias áreas. Ações como fornecimento de apoio às patrulhas Maria da Penha e também apoio para ampliação das Casas da Mulher em várias cidades brasileiras. Será um 8 de março com muitas novidades boas para o Brasil”, declarou Dino em vídeo ao lado da ministra Cida Gonçalves.

A Ministra afirma que a violência contra a mulher não pode contar  com um ministério só. Para esse fim, disse ela, estava conversando com o ministro do trabalho, dos direitos humanos e da igualdade racial.  Além disso, ela acredita que o Judiciário também deve ser envolvido. “É preciso atuar na esfera administrativa para que possamos implementar a lei Maria da Penha e desenvolver políticas específicas em todo o país”.

Projeto com apoio de Cida Gonçalves

Cida Gonçalves manifestou publicamente o seu apoio ao Projeto de Lei n.º 413/2023, que estabelece um regime nacional de igualdade salarial. O projeto visa eliminar as desigualdades salariais no local de trabalho devido à discriminação baseada em sexo, raça, orientação sexual e identidade de gênero.

Além disso, o projeto de lei propõe a criação do Selo Igualdade Salarial como forma de incentivar empresas e instituições públicas a aderirem ao programa. O certificado contará com a emissão do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Para participar, as organizações devem enviar uma carta de compromisso detalhando as ações, projetos e programas a serem implementados. Importante destacar que, as empresas devem oferecer treinamentos sobre temas, demonstrar paridade salarial entre os ocupantes do mesmo cargo e diversidade na composição dos cargos de liderança.

Sobre Cida Gonçalves

Aparecida Gonçalves, mais conhecida como Cida Gonçalves, a especialista em gênero e violência contra mulher, ocupou o cargo de secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma Roussef (PT). Atuante nos direitos das mulheres, Cida coordenou a criação e implantação da Central dos Movimentos Populares no Brasil. Entre os grupos de base, ativistas vêm ocupando cargos de liderança no Mato Grosso do Sul.

João Belarmindo

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago