Cerca de 500 agências do INSS estão realizando perícias médicas
Número representa menos de 50% do total de agências que estão abertas para atendimento presencial agora. Veja como agendar atendimento
Neste momento quem quer realizar uma perícia médica no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pode ter um pouco de dificuldades para encontrar uma agência. É que de acordo com o próprio INSS, só 492 agências estão realizando esse serviço.
Isso representa portanto 46,3% do total de agências que já reabriram depois da paralisação de 2020. De acordo com a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) todas as outras agências não apresentam condições para uma reabertura agora.
Isso porque, ainda segundo a ANMP, essas agências não possuem estrutura física capaz de oferecer um ambiente mais seguro para o beneficiário. Vale lembrar que a faixa de idade no atendimento do INSS é normalmente alta.
Isso significa dizer que o INSS atende normalmente as pessoas mais idosas no dia a dia. E os idosos formam justamente o grupo de risco nesta pandemia do novo coronavírus. Pelo menos é isso o que os dados oficiais das secretarias de saúde estão mostrando.
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, 2157 peritos estão atuando nas agências neste momento. Esse número já foi bem menor. É que durante um tempo os peritos não quiseram voltar ao trabalho justamente por causa da pandemia do novo coronavírus.
Agências do INSS
Para fazer o agendamento de uma perícia médica, o trabalhador precisa ligar para o número 135 e seguir o passo a passo. Há ainda a possibilidade de agendar pelo aplicativo Meu INSS. Nos dois casos, o trabalhador vai escolher uma data, uma hora e uma agência para fazer o atendimento.
De acordo com informações do INSS, os atendimentos estão demorando em média 30 dias. Logo depois disso, eles possuem um prazo de 45 dias para dar uma resposta para o trabalhador. Isso nem sempre acontece. Mas é o que está na lei.
[…] Não deixe de ler: Cerca de 500 agências do INSS estão realizando perícias médicas […]
[…] Mas para isso ele vai ter que pagar mensalmente ao INSS. Dessa forma, ele vai conseguir ter esse dinheiro de volta quando estiver mais velho e quando não puder mais trabalhar. Além disso, essa contribuição agora pode te ajudar a conseguir outros benefícios como auxílio-doença por exemplo. […]