Cerca de 500 agências do INSS estão realizando perícias médicas

Número representa menos de 50% do total de agências que estão abertas para atendimento presencial agora. Veja como agendar atendimento

2

Neste momento quem quer realizar uma perícia médica no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pode ter um pouco de dificuldades para encontrar uma agência. É que de acordo com o próprio INSS, só 492 agências estão realizando esse serviço.

Isso representa portanto 46,3% do total de agências que já reabriram depois da paralisação de 2020. De acordo com a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) todas as outras agências não apresentam condições para uma reabertura agora.

Isso porque, ainda segundo a ANMP, essas agências não possuem estrutura física capaz de oferecer um ambiente mais seguro para o beneficiário. Vale lembrar que a faixa de idade no atendimento do INSS é normalmente alta.

Isso significa dizer que o INSS atende normalmente as pessoas mais idosas no dia a dia. E os idosos formam justamente o grupo de risco nesta pandemia do novo coronavírus. Pelo menos é isso o que os dados oficiais das secretarias de saúde estão mostrando.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, 2157 peritos estão atuando nas agências neste momento. Esse número já foi bem menor. É que durante um tempo os peritos não quiseram voltar ao trabalho justamente por causa da pandemia do novo coronavírus.

Agências do INSS

Para fazer o agendamento de uma perícia médica, o trabalhador precisa ligar para o número 135 e seguir o passo a passo. Há ainda a possibilidade de agendar pelo aplicativo Meu INSS. Nos dois casos, o trabalhador vai escolher uma data, uma hora e uma agência para fazer o atendimento.

De acordo com informações do INSS, os atendimentos estão demorando em média 30 dias. Logo depois disso, eles possuem um prazo de 45 dias para dar uma resposta para o trabalhador. Isso nem sempre acontece. Mas é o que está na lei.

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] Não deixe de ler: Cerca de 500 agências do INSS estão realizando perícias médicas […]

  2. […] Mas para isso ele vai ter que pagar mensalmente ao INSS. Dessa forma, ele vai conseguir ter esse dinheiro de volta quando estiver mais velho e quando não puder mais trabalhar. Além disso, essa contribuição agora pode te ajudar a conseguir outros benefícios como auxílio-doença por exemplo. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.