Já ouviu falar na carteira de trabalho digital, mas não sabe como providenciar? Então chegou ao lugar certo, pois vamos te dar todas as dicas.
Para quem não está familiarizado, a carteira de trabalho digital passou a ser equivalente ao documento físico.
Dessa forma, de acordo com a Portaria 1.065/2019, editada pelo Governo Federal em 2019, o trabalhador pode ser identificado no sistema apenas pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Com isso, a carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.
A versão eletrônica do documento reúne os contratos de trabalho antigos e os novos, bem como as suas respectivas anotações, além de trazer todo o histórico profissional atualizado.
Acessível pelo site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a carteira de trabalho digital também pode ser baixada por meio do aplicativo CTPS Digital, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.
Você vai precisar do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de login autenticado no Portal Único de Serviços do Governo Federal, o Gov.br.
Não. A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia recomenda ao empregado que guarde a carteira física para manter em sua posse informações sobre empregos antigos.
Com esse formato, as empresas deverão fazer todas as admissões, demissões e anotações por meio do e-Social, reduzindo a burocracia e agilizando o processo.
Diferentemente da carteira física, a carteira de trabalho eletrônica não exige a numeração específica de oito dígitos, divididos entre número de identificação e de série.
Todas as informações podem ser inseridas digitando apenas o CPF do empregado, e em até 48 horas depois da inclusão no e-Social, as informações deverão aparecer na CTPS digital.
Confira ainda: Saque do FGTS: Primeiro lote já foi creditado no Caixa Tem; veja quem recebe
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…