Considerado o vilão do orçamento financeiro, o cartão de crédito, se bem utilizado, pode ser uma forma de pagamento bem vantajosa. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos dar 5 dicas para usar o cartão de crédito corretamente.
O cartão de crédito é muito utilizado para realizar compras online, o que facilita o pagamento. Quem não possui cartão de crédito muitas vezes fica impossibilitado de realizar aquela compra de que tanto necessita de maneira online.
Mas cuidado: A simplificação do processo de compra gerada pelo cartão de crédito, pode se tornar um estímulo para realizar compras desnecessárias. Eventualmente, pode acarretar um descontrole financeiro no seu orçamento.
As dicas apresentadas na sequência, irão se tornar importantes para que não ocorra o descontrole financeiro nas suas contas mensais.
Para acompanhar os seus gastos, anote as compras realizadas e a sua forma de pagamento: à vista ou parcelada. Assim, você terá clareza de que quando vier a fatura existem contas únicas ou que irão se repetir na fatura seguinte.
É uma maneira de antecipar os valores da fatura e, desse modo, controlar o seu orçamento.
A vantagem de realizar compras online é, muitas vezes, conseguir o produto que você quer por um preço menor daquele que está na loja física. Mas se você, na hora de parcelar o valor, aceitar pagar os juros nas parcelas do cartão de crédito, você acaba fazendo um mau negócio. Então, o cartão de crédito pode se tornar o vilão da história.
Mesmo que sabemos que parcelar a compra pode gerar um valor menor na fatura, dando maior poder de compra, os juros adicionados no parcelamento tornam o preço do produto maior.
A recomendação é: veja a possibilidade de desconto com o pagamento à vista, se não houver desconto, opte pelo parcelamento sem juros. Caso contrário, você perderá dinheiro com a compra.
Pegue as faturas dos meses anteriores e avalie os custos que são recorrentes, que são desnecessários, por exemplo: várias assinaturas de serviços de streaming, ou gastos recorrentes com pedidos de delivery.
Mesmo sendo valores baixos, no somatório se tornam elevados mensalmente e pesam na hora do pagamento.
Avalie a necessidade e se planeje para os meses seguintes.
Além de pagar a fatura em dia, pague em sua totalidade, pois o pagamento de somente o valor mínimo, acaba gerando juros rotativos e se transformam em uma boal de neve de dívidas.
Pela facilidade existente na obtenção de cartão de crédito, algumas pessoas possuem vários, o que diminui a possibilidade de controle de gastos.
No entanto, com a redução dos cartões de crédito, você não corre risco de pagar juros rotativos, que são os mais altos do mercado em vários cartões.
Procure utilizar o cartão de crédito de maneira correta e torne ele o mocinho da história!!!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…