A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que busca reservar, no mínimo, 20% das vagas para mulheres em concursos públicos da área de segurança pública. Na próxima etapa, a proposta seguirá para o Senado Federal.
A maioria dos partidos entraram em consenso e aprovaram a medida. O projeto de lei prevê conceder outros benefícios para mulheres agentes de segurança, como aumentar a licença-maternidade para, pelo menos, 180 dias. Na atual legislação, o prazo é de 120 dias, podendo ser estendidos em alguns estados.
A deputada autora do projeto, Tereza Nelma (PSDB-AL), utilizou dados estatísticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública para justificar a implementação da proposta. Em 2019, as mulheres representavam apenas 13,55% do efetivo nas polícias militares em todo o Brasil.
A relatora, deputada Elcione Barbalho (MDB-BA), por meio de nota deu o seu parecer a respeito da nova lei.
“O que configura passo importante para o recrutamento, a motivação e a segurança jurídica da mulher responsável por prover segurança às demais, especialmente as mais fragilizadas em razão das desigualdades sociais e econômicas que o país enfrenta”, afirmou a parlamentar.
A proposta da nova lei indica que o Fundo Nacional de Segurança Pública repasse recursos aos entes federados que seguem o Plano de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública.
Confira, a seguir, algumas diretrizes previstas na proposta.
Em 2022 a Polícia Militar oferecerá oportunidades de emprego em níveis médio e superior com seleções distribuídas em todo o país. Confira, a seguir, os próximos editais da PM.
Veja també: Como espantar o nervosismo antes da prova do concurso – Brasil123
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…