CadÚnico: Confira as orientações para atualização de dados

O registro no Cadastro Único (CadÚnico) é um requisito fundamental para que as famílias de baixa renda possam receber o Auxílio Brasil, o novo programa social do governo federal.

Atualmente esse cadastro é a porta de entrada para vários programas sociais oferecidos do governo federal, e uma observação muito importante é em relação à atualização dos dados para manter suas chances de participar, ou se já participa, para que siga enquadrado.

CadÚnico: Confira as orientações para atualização de dados – Foto: Reprodução

Como saber se estou no CadÚnico?

Se você não tem certeza se está registrado no Cadastro Único, saiba que pode verificar essa informação através da plataforma ‘Meu CadÚnico’.

Você ainda pode conferir essa informação pelo celular, mas para isso, saiba que é preciso fazer o download do aplicativo.

Então, informe o seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além do estado e o município onde reside. Por fim, marque a opção “não sou um robô” para ter acesso às informações do CadÚnico.

O resultado apresentará se você possui o cadastro e a situação em que ele se encontra. Mas caso não tenha, você será informado que não está na base de dados do governo federal.

Você ainda pode optar por ligar para o 0800 707 2003, opção 5. A ligação é gratuita, e o horário de atendimento é das 7h às 19h de segunda a sexta.

Quem pode se cadastrar?

O CadÚnico é direcionado para as famílias com o seguinte perfil:

  • Renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Renda mensal familiar total de até três salários;
  • Família com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Pessoas que moram sozinhas ou vivem em situação de rua também podem realizar o cadastro.

Quando devo atualizar o CadÚnico?

Para garantir que todos os dados estejam sempre corretos, a família é orientada a fazer a atualização a cada dois anos. Aliás, essa é uma obrigatoriedade para participar dos programas sociais, e se estende ao Auxílio Brasil.

Assim, quando algo mudar na estrutura da família, como por exemplo, o nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho, alguém que deixar de morar na residência, etc, o responsável pela família deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e atualizar as informações.

Como fazer a atualização?

A atualização é feita pelas prefeituras dos municípios brasileiros, sendo assim, o interessado deve ir até o CRAS ou em um posto de atendimento do Cadastro Único. Para esse procedimento, é preciso ter consigo os documentos dos membros da família, tais como CPF, RG, Título Eleitor, além da certidão de nascimento quando houver crianças.

Para o caso de pessoa indígena é preciso apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Já para atualizar a renda, é preciso levar a carteira de trabalho daqueles que possuem vínculo empregatício e um comprovante de endereço, preferencialmente uma conta de luz.

Confira ainda: Auxílio Brasil: Entenda a diferença entre o benefício complementar e o retroativo

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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