Um dos benefícios assistenciais é o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada). Em suma, ele corresponde ao salário mínimo pago a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência. Agora, existe uma boa notícia para quem se enquadra e paga conta de luz.
Resumindo, considerando que aqueles que são elegíveis estão em situação de vulnerabilidade e contam com os benefícios para sobreviver, ter uma oportunidade de redução nas despesas é muito bem-vinda. Com isso, quem recebe tem direito ao desconto na conta de luz.
É válido dizer que o desconto na conta de luz é um valor a menos no boleto, seguindo o consumo médio mensal de energia da residência. Dessa forma, uma grande surpresa é que eles podem ser de 10% a 65% oferecidos a quem recebe o BPC/Loas.
Com isso, uma família incluída no CadÚnico com uma renda familiar per capita (por pessoa) menor ou igual a meio salário mínimo pode recorrer ao desconto. Além disso, quem recebe benefícios previdenciários contínuos também.
Primordialmente, moradias de famílias cadastradas no CadÚnico, onde a renda não ultrapasse 3 salários mínimos, e em que os moradores sofram de enfermidades onde suas necessidades médicas continuem utilizando aparelhos ou instrumentos elétricos podem recorrer ao desconto.
Nesse sentido, o valor do desconto para beneficiários do BPC/Loas é definido com base no consumo mensal de energia elétrica, sendo:
Sobretudo, a Tarifa Social é um benefício oferecido para os cidadãos brasileiros que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda. Ela tem o objetivo de tornar o serviço mais acessível a esse grupo. No entanto, nem todos têm direito à esse benefício, sendo necessário atender aos critérios estabelecidos pelo governo.
Os critérios, normalmente, podem variar de acordo com a legislação em vigor de cada estado e motorista de energia elétrica. Porém, o mais comum é que os principais requisitos para ter direito sejam:
A saber, o beneficiário ou qualquer familiar precisa se dirigir ao posto da companhia de energia da região e apresentar:
A partir daí a concessionária verificará se atenderam os requisitos e determinará o desconto. Sendo assim, é possível concluir que o desconto na conta de luz é uma excelente medida e que pode ajudar as famílias de baixa renda a reduzir seus gastos.
Apesar disso, este é um direito que não divulgado amplamente, então, divulgar para outras pessoas pode ser uma ótima opção!
Veja a seguir: SEM DÓ! Bolsa Família BLOQUEADO deixa milhares de brasileiros EM CHOQUE
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…