Após recente atualização do aplicativo Caixa Tem, que é utilizado como ferramenta de pagamentos do Programa Bolsa Família, o resultado não foi muito feliz para diversos beneficiários.
Isso porque diversas famílias receberam uma mensagem de cancelamento e ficaram sem reação.
Siga a leitura para conferir os detalhes!
Processamento do Caixa Tem em preparo para o Bolsa Família
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), responsável pelo Bolsa Família, os lançamentos do programa social no Caixa Tem são processados a partir do dia 10 de cada mês.
No entanto, mesmo antes desse prazo habitual, algumas famílias já receberam a mensagem sobre o cancelamento do seu repasse.
O conteúdo da mesma seria:
Mensagem do Bolsa Família – Benefício Cancelado – A partir deste mês você não vai mais receber o benefício do Bolsa Família porque sua família tem renda maior que o permitido para participar do programa. Para mais informações procure o setor do Bolsa Família da sua cidade ou ligue para o MC – 121. Motivo – Regra de Proteção Cod. 71
Novo desenho do Bolsa Família
A saber, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda, retomado oficialmente em março deste ano, que possui critérios para permitir a participação do cidadão.
Então, cabe ressaltar que uma das principais regras para entrar na folha de pagamentos, é ter uma renda por pessoa da família de até R$ 218.
Aliás, esse é um dos principais motivos que ocasionam a suspensão do Bolsa Família, ou seja, ultrapassar a renda permitida pelas regras do programa.
Confira ainda: CADASTRO ÚNICO: Veja quando você é obrigado a atualizar o seu registro
Condicionalidades do Bolsa Família
Além disso, cabe destacar que para continuar recebendo o Bolsa Família, é preciso estar em dia com alguns compromissos, chamados de condicionalidades.
- Realizar o pré-natal para gestantes;
- Estar com a carteira de vacinação em dia;
- Ter o comprovante de matrícula das crianças, com a devida frequência escolar;
- Fazer o acompanhamento de mães que amamentam;
- Participar de campanhas socioeducativas para crianças em situação de trabalho infantil.
Leia também: SAIU! Calendário da nova parcela do Vale Gás é divulgado! Consulte AQUI
E quem teve o benefício cancelado, o que deve fazer?
Em resumo, a medida a ser tomada depende do motivo do cancelamento do Bolsa Família. Assim, em geral, temos as seguintes orientações:
- Cadastro Único desatualizado: Este é o primeiro ponto a se pensar. Então, basta procurar a sua unidade de atendimento e providenciar a atualização das informações da família no CadÚnico e aguardar a retomada do benefício;
- Não cumprimento das condicionalidades: Neste caso, os beneficiários devem atualizar a situação e levar a documentação comprobatória ao CRAS;
- Renda familiar modificada: Os beneficiários do Bolsa Família precisam ir até uma unidade do CRAS e atualizar a nova renda com os devidos documentos.
Veja ainda: Empréstimo do Auxílio Brasil vai VOLTAR? Veja o comunicado oficial da CAIXA