Bolsonaro é denunciado na ONU e na CIDH por ataques ao Judiciário e fake news

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), foi denunciado na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e na Organização das Nações Unidas (ONU) por conta de ataques ao Judiciário e também devido às notícias falsas, as famosas fake news. A denúncia partiu do Observatório para Monitoramento dos Riscos Eleitorais no Brasil (Demos), uma entidade formada por acadêmicos de direito e de ciências políticas.

De acordo com informações do portal “G1”, integrantes da Demos enviaram uma ação aos órgãos afirmando que Bolsonaro, além de apresentar uma ameaça ao Judiciário brasileiro e ao sistema eleitoral, vem estimulando a propagação de notícias falsas.

“Identificamos diversos fatos relevantes e problemáticos nas posições do presidente Jair Bolsonaro contra a independência do Judiciário bem como no seu uso de liberdade de expressão para reforçar o discurso contra o sistema eleitoral e apoiar campanhas de desinformação”, afirmou a instituição no documento enviado tanto à CIDH quanto à ONU.

Na denúncia, as instituições também anexaram inúmeras reportagens não somente de veículos de imprensa brasileiros quanto também de publicações feitas por jornais internacionais. O objetivo: tentar comprovar a linha do tempo dos ataques e ameaças vindas do Chefe do Executivo e também seu estímulo à propagação de notícias falsas.

Segundo a entidade, hoje, a “democracia no Brasil está sendo ameaçada”. Além disso, a instituição também ressalta que desde 2018, quando a campanha eleitoral de Bolsonaro começou, o Judiciário, a imprensa, as universidades, as ONGs e os movimentos sociais estão sob constante ataque.

“O governo Bolsonaro encoraja publicamente ataques às instituições e estimula violência contra oponentes políticos”, afirmou a Demos, que pediu no documento que a ONU envie representantes ao Brasil para que esses especialistas mapeiem os ataques ao Judiciário, especificamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).  A entidade também pediu que o governo brasileiro dê informações sobre quais medidas está tomando para diminuir os ataques à democracia.

Leia também: Bolsonaro diz que irá entregar o Brasil a outro presidente, ‘mas bem lá na frente’

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

19 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago