Bolsonaro diz que pode criar mais três ministérios caso seja reeleito

O presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou que pode criar até três novos ministérios caso seja reeleito neste ano. A declaração do chefe do Executivo foi feita nesta segunda-feira (06), quando ele foi questionado se pretende reativar o Ministério da Segurança Pública.

A pasta em questão existia até o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), mas acabou sendo incorporada ao Ministério da Justiça após Bolsonaro ter assumido o Executivo. Segundo o atual presidente, além do órgão em questão, outros poderão ser criados.

“Esse ministério da Segurança Pública foi estudado. Pela extensão do Brasil, eu acho positivo o restabelecimento. Não só o desse, como alguns outros ministérios que não haja dúvida. Indústria e Comércio, por exemplo. Até a questão da Pesca pode ser estudada”, disse o presidente.

Em outro momento, ele disse que, caso seja eleito, pretende “dividir melhor os ministérios, criar no máximo mais três”. “Isso para que possamos melhor administrar o nosso país. Pela extensão do Brasil, se justifica fazer isso daí”, completou.

Essa não foi a primeira vez que Bolsonaro toca no assunto novos ministérios. Isso porque, nos últimos dias, o chefe do Executivo tem batido na tecla que pretende recriar também o Ministério da Indústria. 

A recriação dessas pastas faz voltar à tona a promessa de Bolsonaro que, durante sua campanha para a presidência, prometeu que seu governo teria apenas 15 ministérios. Em 2018, seu governo começou com 22 e, hoje, contabiliza 23. Ou seja, caso seja confirmada a volta dos três ministérios, a gestão chegaria a 26 pastas.

Durante as eleições de 2018, Bolsonaro disse que seu governo teria apenas 15 ministérios. Hoje, a gestão tem 23, podendo chegar a 26 pastas. (Foto: reprodução)

Bolsonaro fala sobre ida aos debates

Também nesta segunda, o presidente foi questionado novamente sobre sua participação nos debates eleitorais. Segundo ele, sua ida ou não ficará, por questão de estratégia, “em aberto”. “É uma questão de estratégia. No primeiro turno, nenhum presidente participou. Então quero deixar em aberto isso daí”, disse.

Nos últimos dias, assim como publicou o Brasil123, o presidente vem dizendo que não pretende comparecer aos debates do primeiro turno. O chefe do Executivo alega que seria alvo dos adversários e não teria tempo para respondê-los.

Leia também: Paulo Guedes fica no ministério em um eventual 2°mandato, diz Bolsonaro

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

5 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago