Bolsonaro conversa com presidente da Argentina em encontro virtual

De acordo com as informações oficiais, os dois presidentes conversaram sobre meio ambiente e economia. Encontro aconteceu de maneira virtual

1

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, tiveram um encontro virtual na manhã desta segunda-feira (30). É portanto a data que marca o Dia da Amizade entre os dois países.

Essa é apenas a primeira vez que Bolsonaro e Fernández se encontram em uma reunião bilateral. Eles já se encontraram outras vezes em reuniões com outros presidentes de outros países. Essa é portanto a primeira reunião apenas entre os dois países.

Brasil e Argentina estão neste momento em pontos muito distintos politicamente falando. Bolsonaro é um presidente assumidamente de direita. Já Fernández é um presidente assumidamente de esquerda. Os dois já se entranharam em discursos recentes.

Fernández tomou posse no dia 10 de dezembro de 2019. Dessa forma, essa reunião de agora demorou quase um ano para acontecer. Bolsonaro declarou apoio para o direitista Maurício Macri nas eleições da Argentina no ano passado. Dessa forma, ele nunca negou que não gosta do atual presidente da Argentina.

A derrota de Macri foi a primeira de uma série de derrotas de aliados de Bolsonaro ao redor do mundo. A maior delas segue sendo a derrota de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2016. Trump ainda não aceitou esse resultado.

Argentina e Brasil

O Palácio do Planalto ainda não divulgou detalhes sobre esse encontro com Fernández. Mas a Casa Rosada, sim. De acordo com o Governo argentino, a reunião teve como tema a preocupação ambiental entre os dois países. Fernández prometeu que vai fazer um projeto internacional nesta área.

Além disso, os dois presidentes falaram sobre a importância do Mercosul e da cooperação econômica na América do Sul. Bolsonaro, aliás, participou da reunião ao lado do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo e do secretário de assuntos estratégicos da Presidência, Flávio Rocha.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] antes deste encontro, Fernández teve outra reunião com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. O brasileiro ainda não reconheceu a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.