Cadastro do Bolsa Família: Veja o que é preciso para se tornar elegível / Imagem: Reprodução
Urgente! O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou nesta semana que pretende revisar ao longo do ano os dados de nada menos do que 7 milhões de famílias que fazem parte do Programa Bolsa Família (PBF).
Principal programa do governo Lula na área social, o Bolsa Família tem passado desde o ano passado por um processo de revisão cadastral.
Na prática, o intuito, segundo o governo, é evitar que pessoas recebam o benefício de forma irregular e garantir que quem precisa de fato tenha acesso.
Além do Bolsa Família, o governo também tem revisado os dados do Cadastro Único (CadÚnico), considerado a principal porta de entrada para os programas sociais porque permite às famílias de baixa renda acessar, além do próprio Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, esses 7 milhões de cadastros vão passar por revisão em 2024 porque, entre outros motivos, as famílias:
A saber, pelas regras atuais do programa, tem direito ao Bolsa Família a pessoa:
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a revisão cadastral do Bolsa Família levou à exclusão, no ano passado, de 1,7 milhão de famílias unipessoais que recebiam o benefício de forma irregular.
Cabe explicar que famílias unipessoais são aquelas formadas por uma única pessoa.
Inclusive, esse tipo de família pode receber o Bolsa Família, mas o beneficiário não pode dividir a casa com outras pessoas.
Conforme o governo federal, em dezembro de 2022, 5,88 milhões de famílias unipessoais recebiam o pagamento. Ao final do ano passado, após a revisão, o total caiu para 4,15 milhões.
Enquanto as revisões nos registros do Bolsa Família e do Cadastro Único estão a todo vapor, a segunda rodada do programa de transferência de renda está confirmada.
Assim, na próxima semana teremos o início dos depósitos do Bolsa Família de fevereiro, sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Acompanhe o escalonamento:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…