Black Friday ou Natal? Descubra qual a data mais lucrativa no Brasil

Duas das mais importantes datas comemorativas para o comércio brasileiro estão chegando. Na próxima sexta-feira (25), comemora-se a Black Friday, que acontece nos Estados Unidos no dia posterior ao feriado de Ação de Graças. E os brasileiros importaram essa data para aquecer as vendas no país.

Exatamente um mês depois o planeta comemora o Natal. Isso mostra que o festas do final de ano são muito importantes para o comércio varejista brasileiro. No entanto, nem todo mundo sabe qual das duas datas é mais lucrativa para o varejo do país.

De acordo com um estudo feito pelo site de “blackjack on-line” Betway, o faturamento do Natal no e-commerce superou em mais de três vezes o da Black Friday nos últimos seis anos. No acumulado desses anos, o faturamento do varejo nacional foi de R$ 20,2 bilhões na Black Friday e de R$ 68,6 bilhões no Natal.

O estudo revelou que o lucro no Natal de 2016 superou em R$ 5,8 bilhões o faturamento da Black Friday no mesmo ano. Contudo, em 2021, a diferença foi bem menor, de R$ 1,2 bilhão. Isso mostra o crescimento expressivo do comércio eletrônico durante a Black Friday no ano passado.

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Veja detalhes das vendas nas lojas físicas do país

Embora a diferença de faturamento entre as datas comemorativas tenha sido bem expressiva no e-commerce, os dados não se comparam quando se analisam as vendas em lojas físicas. Em síntese, o Natal teve um faturamento mais de 50 vezes superior ao da Black Friday no ano passado.

Em 2021, as vendas durante a Black Friday geraram um lucro de R$ 4 bilhões aos comerciantes do país. Já o Natal teve um faturamento bem mais expressivo, de R$ 204 bilhões.

“O Natal é uma data que já está na vida dos brasileiros desde sempre e isso gera gatilhos emocionais, além disso, nessa época, a maioria dos brasileiros já receberam o décimo terceiro salário, o que gera um movimento maior na economia”, disse o educador financeiro e especialista em finanças, Felipe Nogueira.

Por fim, vale destacar que o levantamento foi realizado com associações de shoppings do Brasil e de vendas no e-commerce.

Leia também: Governo bloqueia R$ 5,7 bilhões para cumprir teto de gastos

Ruan Samarone

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