O Banco Bari, sediado em Curitiba, fornecia cartões de crédito da Elo até fevereiro de 2023. Porém, vários clientes relataram em um site especializado em reclamações que o limite de crédito foi constantemente reduzido, chegando a R$ 0,10 em alguns casos.
Entretanto, o Banco Bari declarou oficialmente ao colunista do Blog Alta Renda que está realizando um processo de cancelamento de cartões de crédito. Assim, conforme o banco aponta, os cartões só serão válidos até este mês.
Banco Cetelem também cancela cartões
Assim como o Bari, o Banco Cetelem também cancelou cartões.
Dessa maneira, a empresa comunicou previamente a todos os seus clientes que os cartões Mastercard associados às grandes empresas Shoptime, Americanas e Submarino seriam encerrados no final de abril, sem alteração de limite.
Contudo, acredita-se que, além dos problemas no relacionamento entre as empresas, a decisão de cancelar os cartões também seja resultado dos investimentos massivos na Ame Digital. A instituição financeira é propriedade da Americanas e oferece condições de pagamento exclusivas, além do sistema de cashback.
Veja também: Negativado pode ter cartão de crédito? Entenda!
Cancelamento de cartões irrita clientes
Portanto, esta situação de constantes cancelamentos dos cartões está deixando muitos usuários revoltados. Isso ocorre porque, muitas vezes, os clientes se deparam com redução de seus limites do cartão sem aviso prévio.
Lembrando que, quando um cliente paga suas dívidas com a credora e mantém um bom relacionamento com o crédito, ele espera que seus limites sejam mantidos estáveis.
Ademais, segundo a lei, a instituição financeira deve informar ao cliente com 30 dias de antecedência a redução do limite, da mesma forma que ocorre no caso de cancelamento.
Por tal fato, a redução do limite e o cancelamento “do nada” é o maior motivo das reclamações dos clientes.
Falha de comunicação é um grande problema
Desse modo, as reclamações dos clientes do Banco Bari se baseiam na falha de comunicação. Isso ocorreu porque seus limites foram reduzidos drasticamente sem qualquer aviso por parte da empresa.
Além disso, também parece haver uma falha de comunicação entre os setores do Banco Bari. Isso acontece, pois a empresa alega no Reclame Aqui que a redução do limite é apenas resultado da reanálise dos produtos conforme o perfil dos clientes.
Entretanto, a resposta não fornece nenhuma indicação de que os cartões serão encerrados até o final do mês.
Veja também: Banco Central LIBERA pagamentos no WhatsApp com cartões de crédito, débito e pré-pago; saiba como usar a nova opção
Mudança de estratégia do Banco Bari
De fato, a instituição não avisou seus clientes sobre o cancelamento em seu canal do Reclame Aqui. Contudo, o Banco Bari admitiu em um e-mail oficial enviado ao colunista do Blog Alta Renda que houve uma mudança de estratégia.
Assim, conforme informado pela própria instituição financeira, o cancelamento dos cartões se deve à nova estruturação do negócio, com foco em empréstimos com garantia de imóvel e investimentos em renda fixa.
Opção para clientes: Cartão de crédito da Ame Digital
A Ame oferece um cartão de crédito com aprovação rápida, além de liberação automática de um cartão virtual, enquanto o cliente aguarda entregar seu cartão físico. Além disso, o cartão surge como uma opção vantajosa para seus usuários.
Ademais, o cartão oferece anuidade gratuita, além de parcelamento em até 10 vezes sem juros nas Lojas Americanas, Submarino e Shoptime.
E também, nessas lojas, o cliente também pode se beneficiar de cashbacks competitivos. Esse “dinheiro de volta” pode ser utilizado para adquirir assinaturas de serviços de streaming, cupons no aplicativo IFood, recargas de celular ou até mesmo para novas compras.
Por fim, o controle de todos os gastos e benefícios é realizado através do aplicativo da Ame. Além disso, existe a possibilidade de pagar a fatura via PIX ou boleto bancário.
Veja também: Notícias CHOCANTES sobre o PIX e o cartão de débito