Auxílio Emergencial aumenta quantidade de clientes no sistema financeiro

De acordo com o Banco Central (BC), o auxílio emergencial e a popularização das chamadas instituições de pagamento, que oferecem cartões pré-pagos, aplicativos via telefone celular e também as conhecidas maquininhas para a venda de produtos e serviços por pessoas físicas, aumentou a inclusão no sistema financeiro em 2020.

Os números do Relatório de Cidadania Financeira, divulgado pela instituição, mostram que o percentual de adultos, isto é, a faixa com mais de 15 anos, com relacionamentos com o sistema financeiro atingiu 96% em 2020, contra 86,5% em 2017, 87% em 2018 e 89% em 2019.

A saber, apenas no ano passado, 14 milhões de brasileiros foram incluídos no sistema financeiro nacional.

Isso porque, além de bancos e instituições de pagamento, o sistema financeiro também engloba cooperativas, instituições de crédito e movimentações no mercado de capitais.

Auxílio Emergencial aumenta quantidade de clientes no sistema financeiro

Abertura de contas para o Auxílio Emergencial

No relatório, o Banco Central divulgou:

“A pandemia da Covid-19 trouxe enormes desafios à sociedade brasileira, demandando do poder público ações para enfrentar seus efeitos econômicos. No Brasil, houve, entre outras iniciativas, a introdução de um auxílio financeiro para parte da população: o Auxílio Emergencial. Esse auxílio teve como efeito imediato a abertura de milhões de novas contas para o seu recebimento, o que explica, em parte, o aumento significativo de novos relacionamentos em 2020”.

Ainda mais, de acordo com o Banco Central, também ocorreu em 2020 uma diversificação de provedores que mudou o cenário das instituições que ofertam serviços financeiros ao cidadão brasileiro. O destaque são as chamadas Instituições de pagamentos, que foram responsáveis por cerca de 30% dos 14 milhões de novos relacionamentos estabelecidos no ano passado.

A saber, Instituição de pagamento, explica o Banco Central, é aquela que contempla serviços de compra e venda, e movimentação de recursos online, sem dinheiro em espécie. Isso mostra o crescimento da demanda por canais de relacionamento digitais.

Cadastro Único

A instituição informou que 30,9% da população adulta do Cadastro Único de programas sociais possuía conta em instituição de pagamento em 2020, contra 9,4% em 2018.

Vale destacar que entre as instituições de pagamento, por exemplo, estão a PagSeguro, a Picpay, o Paypal e a Redecard.

O BC informou ainda que, dos 68 milhões de beneficiários do auxílio emergencial em 2020, 38 milhões pleitearam os valores pelo aplicativo Caixa Tem, que abre conta poupança para os beneficiários. Porém, parte deles já possuía relacionamento anterior com o sistema financeiro.

Canais digitais

Os canais digitais de acesso seguem sendo amplamente utilizados. Em 2019, houve queda de 14% no número de transações pelo internet banking, ao mesmo tempo em que transações realizadas por meio de telefones celulares (smartphones) aumentaram em 56% no período de 2018 a 2020.

Essa tendência evidencia que a população, principalmente a parcela mais jovem, está cada vez mais conectada ao sistema financeiro pelos celulares, utilizando os aplicativos para realizar as suas transações.

Acesso ao crédito

A carteira de crédito per capita cresceu entre 2018 e 2020 em todas as faixas de renda, sendo um crescimento de 23% para as faixas que representam renda baixa e renda alta, e de 26% para a faixa de renda média.

No entanto, existe grande desigualdade no acesso ao crédito.

Ao término de 2020, o saldo de crédito era de R$258 bilhões para a população de baixa renda e de R$914 bilhões para a população de renda média. O saldo de crédito acumulado pelos 10% da população de renda alta foi de aproximadamente R$1 trilhão, cerca de quatro vezes a carteira da faixa de menor renda.

Confira ainda: Senadores debatem Auxílio Brasil permanente no lugar de PEC dos Precatórios; veja

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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