Auxílio Caminhoneiro: veja como resgatar o benefício

0

O Auxílio Caminhoneiro já tem as datas de pagamento definidas e também já possui o passo a passo para que os beneficiários resgatem o valor. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a expectativa é de beneficiar pelo menos 900 mil profissionais com o benefício. Dentre as pessoas que vão receber, estão os profissionais autônomos que se encaixam em algumas regras.

Por isso, hoje vamos falar sobre quem recebe o Auxílio Caminhoneiro e como os beneficiários podem ter acesso ao valor. Vale lembrar que os pagamentos têm data marcada e você deve ficar atento a isso para não perder o prazo.

Quem recebe e quando chega o valor?

O Auxílio Caminhoneiro faz parte de uma série de benefícios que o Governo Federal aprovou para driblar a alta da gasolina. Isso porque há alguns meses o preço dos combustíveis estavam nas alturas, atingindo patamares recordes. Mesmo que hoje ainda estejam caros, perto da média histórica dos preços, o litro do combustível está bem mais barato.

Com isso, recebem o Auxílio Caminhoneiro quem estiver devidamente cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até 31 de maio de 2022. Além disso, os beneficiários devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizada e um CPF válido. Vale lembrar que o pagamento é feito por cada CPF. Dessa forma, não importa quantos veículos o beneficiário tenha em seu nome, ele receberá apenas uma parcela fixa.

Além disso, profissionais que estão cadastrados como MEI Caminhoneiro também podem receber o valor. Ainda, quem está com o cadastro “pendente” ou “suspenso” na ANTT ainda podem se regularizar. Isso porque mensalmente o Ministério do Trabalho e da Previdência fará análises para incluir novos beneficiários. Ao todo, serão 6 parcelas pagas em 5 rodadas de pagamentos. A primeira e a segunda parcela caem na próxima terça-feira, 9.

AUXÍLIO CAMINHONEIRO: Governo publica Portaria que regulamenta o benefício
Imagem: Portal de Pinhal

Como ter acesso ao dinheiro do Auxílio Caminhoneiro?

Como de costume, a Caixa Econômica Federal será a responsável por intermediar o pagamento dos benefícios aprovados pelo Governo Federal. Dessa forma, assim como aconteceu no saque extraordinário do FGTS, todos os beneficiários terão uma conta aberta automaticamente no Caixa Tem. Se o cidadão já tiver a conta, o valor cairá nela.

Assim, o governo utilizará o CPF do cidadão para fazer os pagamentos. Em caso de ser uma conta nova, é preciso baixar o aplicativo do Caixa Tem. Depois disso, basta clicar em “Criar cadastro” e informar o número do CPF, número do celular, endereço e data de nascimento. Ao receber o SMS na conta, informe no aplicativo o código. Lembre-se de que ninguém da Caixa, ou de qualquer outro banco, pedirá esse código para você. Depois de colocar o código, crie a sua senha e libere o primeiro acesso. Com isso, você já verá o valor do Auxílio Caminhoneiro, caso acesse o aplicativo na data do pagamento.

Depois disso, você pode usar o valor do benefício para pagar contas, colocar combustível no seu transporte ou fazer quaisquer gastos que você precise. Isso porque o Auxílio Caminhoneiro não será para uso obrigatório nos combustíveis, mesmo que seja a finalidade do benefício.

4/5 - (27 votes)

Sucesso na Internet:

Sem comentários
  1. Eronildo Diz

    Na minha rua tem um caminhoneiro e dois taxistas eles vão receber o auxilio de dois mil. A . E tem também dez desempregados que não tem nenhuma ajuda desse governo. É brincadeira. Solta dinheiro pra quem tá trabalhando mais não solta pra quem realmente precisa.

  2. Eronildo Diz

    Só quem está desempregado. Não recebe nada. Lembrando que tem mais de dez milhões de votos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.