O programa social que pretende substituir o Bolsa Família traz novidades em suas diretrizes e aqui neste artigo você passa a conhecer melhor o Auxílio Brasil e os novos benefícios.
Antes de prosseguir, é interessante saber que a Medida Provisória Nº 1.061/2021 é a que trata deste assunto, e foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente da Câmara, Arthur Lira, no dia 9 de agosto.
O novo programa social no qual o governo federal vem trabalhando contempla três modalidades de benefício básico:
Além do benefício básico, o programa social terá seis benefícios acessórios, que poderão ser somados ao valor recebido. Eles funcionarão como uma espécie de bônus para quem cumprir os requisitos adicionais.
A expectativa do governo é iniciar os pagamentos do novo programa em novembro. No entanto, os novos valores ainda não foram anunciados, mas isso deve ocorrer até o final de setembro, como apontado pelo ministro da Cidadania, João Roma:
“Esse reajuste será anunciado, muito provavelmente, no final de setembro, pois nós iremos primeiro enviar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o parlamento, e só depois, portanto, que iremos definir o valor específico desse reajuste”, apontou.
O presidente Jair Bolsonaro projeta um aumento de, no mínimo, 50% no valor médio do Bolsa Família, que atualmente é de R$ 189, poderia ir para R$ 283,50.
Com força de lei, a medida provisória vale assim que for publicada no Diário Oficial da União. Além disso, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em até 120 dias para não perder a validade.
A Medida Provisória também cria o Programa Alimenta Brasil, que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Neste programa, o governo comprará os alimentos produzidos pela agricultura familiar, o que garantirá renda mínima aos produtores.
Para os agricultores em situação de pobreza e de extrema pobreza, o governo federal pagará, ainda, o Auxílio Inclusão Produtiva Rural, um dos benefícios acessórios do Auxílio Brasil, por até 36 meses, como mencionado acima.
Os alimentos comprados pelo governo federal serão doados à rede de assistência social, permitindo que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à alimentação de qualidade.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: Auxílio Emergencial via Pix: Saiba como movimentar o benefício usando esse recurso
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…