O cronograma de pagamento normal do PIS/PASEP já deveria ter começado. Mas, a Dataprev, fez uma análise mostrando que mais de 2,7 milhões de trabalhadores são elegíveis ao PIS/PASEP neste ano, e ficaram de fora do processo. Por isso que hoje, nós vamos indicar a atualização no cronograma de pagamento PIS/PASEP 20023, e as justificativas da mudança.
Por que houve a mudança no cronograma de pagamento do PIS/PASEP?
Como a pesquisa para determinar a completude da lista terminaria no mês de abril, um novo calendário de pagamento teve que ser feito.
Todos os empregados que ainda não receberam o benefício do PIS/PASEP finalmente o receberão no dia 17 de abril. Para os trabalhadores que prestaram serviços em 2021 e que atendem aos requisitos de elegibilidade, os depósitos do benefício começaram em fevereiro.
Já foram feitos os pagamentos ao PIS (Programa de Integração Social) dos nascimentos de janeiro e fevereiro. Os trabalhadores do setor público em que o número final da inscrição do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) termina em 0 também foram beneficiados em fevereiro.
A programação original seguirá conforme planejado, considerando os grupos já agendados. Pela análise do Dataprev, o número de pessoas contabilizadas como beneficiárias passou do total inicial em 22,9% da população. As alterações ocorrem para pessoas que não estão incluídas no programa, mas têm o direito a receber. E desta forma, solicitaram revisão na concessão do PIS/PASEP.
Novo Cronograma de pagamento PIS/PASEP
Como ficou evidente que no mínimo 2,7 milhões de trabalhadores ficaram de fora do pagamento do benefício do PIS/PASEP, o órgão governamental responsável adotou novas medidas para normalizar a situação. O Ministério do Trabalho e Previdência Social relata que esses indivíduos não foram registrados considerando as falhas de digitação ou outros tipos de digitação.
Quando o sistema detecta uma discrepância entre esses dois conjuntos de informações, ele sinaliza a discrepância para uma investigação, pois qualquer desconexão entre esses dois conjuntos de informações pode ter um efeito significativo sobre se um trabalhador é ou não devidamente pago.
Os empregados que, por algum motivo, não realizaram o cadastro no prazo determinado no PIS /PASEP têm uma segunda chance de se inscrever. Isso porque as informações do empregado foram enviadas via declaração RAIS e e-Social. Algumas pessoas ficaram de fora da lista por engano, mas a partir do dia 5 de abril poderão saber se são elegíveis ao PIS /PASEP consultando o governo. A ordem de pagamentos é a seguinte:
Para aqueles que deveriam receber em fevereiro ou março, ou:
- Na situação do PIS, que nasceram em janeiro, fevereiro, março ou abril;
- Na situação do PASEP, que possuem número final de benefício 0 ou 1.
Os saques podem ser feitos a partir do dia 17 de abril. As consultas deverão ser feitas, então, a partir de 5 de abril. Todos os outros irão receber o abono salarial no cronograma planejado originalmente. O aplicativo Carteira de Trabalho Digital é onde deve ser feita a consulta ao PIS/PASEP.
Portanto, se você está nesta situação, procure atualizar e corrigir os dados inconsistentes e entrar no cronograma de pagamento. No dia 5 de abril, você pode consultar o valor do depósito, e no dia 17 de abril, fazer o saque do PIS/PASEP.