O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço se tornou alvo de debates nos últimos tempos, especialmente após as polêmicas envolvendo o saque-aniversário. Assim, existe a previsão de 3 novas opções de saque do FGTS, que podem impactar a vida de muitos trabalhadores no Brasil.
O FGTS é uma espécie de poupança, onde uma parte dos esforços dos trabalhadores, ao longo de suas atividades laborativas, fica guardada. Então, esse recurso financeiro, serve de socorro nos momentos de necessidade pessoal relevante. Contudo a movimentação dessa reserva financeira tem muitas restrições, com critérios rigorosos quanto aos saques.
Desse modo, essa reserva representa segurança para muitos cidadãos, pois seu uso abrange situações de maior necessidade financeira, tais como as demissões sem justa causa ou a compra de um imóvel para moradia própria.
Quer saber mais detalhes sobre essa possibilidade de novas modalidades de saque do FGTS? Continue a leitura do texto até o final!
Primeiramente é importante ressaltar que não existe uma unanimidade acerca do tema. Existem muitas pessoas que defendem a ideia de proporcionar mais liberdade aos trabalhadores em relação aos valores dessa poupança trabalhista. Garantindo, portanto, a eles o direito de ter acesso ao recurso de acordo com suas definições de necessidade ou mesmo conforme suas vontades.
Entretanto nesse cenário, é possível visualizar várias correntes de pensamento contraditórias em torno desse fundo, que dão origem a discussões amplas na sociedade brasileira. Existem defesas contundentes a favor da manutenção dos critérios atuais que podem dar a garantia de estabilidade financeira nos momentos de necessidade específicas dos trabalhadores. Em contrapartida, existem aqueles que acreditam que essas restrições tiram do trabalhador a autonomia sobre um dinheiro que é seu por direito, uma vez que esse recurso é uma contribuição feita ao longo de suas carreiras.
Afinal, com a intenção de dar o devido tratamento a essas polêmicas e disponibilizar alternativas que possam trazer um consenso sobre o uso do FGTS, vem acontecendo uma mobilização de muitos parlamentares que propõe mudanças na legislação que regulamenta a poupança trabalhista.
Sendo assim, 3 propostas em discussão no poder legislativo brasileiro vem se destacando. Sobretudo pelo potencial que cada uma tem de impactar as regras atuais de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, caso haja aprovação das mesmas.
Por fim, destacamos as 3 novas opções de saque do FGTS já em tramitação.
A primeira delas propõe dar a oportunidade de saque também aos trabalhadores que requerem a rescisão de contrato trabalhista. Ou seja, esse PL que tramita na Câmara dos Deputados, sob o número 1.747 de 2022, propõe possibilitar o saque aos trabalhadores que pedirem demissão.
Também tramitando na Câmara dos Deputados, existe o segundo Projeto de Lei nº 2.679 de 2022, com a proposta de possibilitar o saque do FGTS para a aquisição de veículos tanto novos, como seminovos.
E finalmente, na esfera do Senado Federal, já protocolado, temos o Projeto de Lei nº 807 de 2023, cuja alteração nas regras do fundo tem o objetivo de assegurar que trabalhadoras que passam por episódios de violência doméstica, possam acessar os recursos do FGTS.
E você, é a favor ou contra essa proposta que disponibiliza 3 novas opções de saque do FGTS? Compartilhe conosco sua opinião.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…