Para os trabalhadores que se tornam temporariamente incapazes de realizar seus trabalhos, esta é uma fonte muito comum de estresse e tensão financeira. Quanto tempo é possível receber o pagamento do auxílio-doença? Este é o assunto deste artigo de hoje.
Os trabalhadores temporariamente impossibilitados de exercer suas funções regulares têm direito ao pagamento do auxílio-doença do INSS na forma de auxílio-doença.
Esta incapacidade temporária para o trabalho deve durar pelo menos 15 dias quando se trate de um empregado contratado, e pode decorrer de:
No entanto, o trabalhador precisa cumprir requisitos adicionais além da incapacidade para ter direito ao auxílio-doença:
Mas agora você deve estar se perguntando: e se eu tiver um acidente antes de completar 12 meses não recebo assistência médica para a minha doença?
No entanto, o cumprimento do período de carência nem 12 meses nem sempre é necessário, assim como sempre há uma exceção para cada regra. Entre os requisitos que não exigem período de carência tem-se:
Lembre-se que existem duas variedades de auxílio-doença:
Não há limite máximo de tempo para a duração do auxílio-doença, mas há exigência de tempo mínimo de 15 dias. A partir do 16º dia, deverá trazer todos os registros médicos que comprovem sua incapacidade para o exame do INSS, pois o médico local determinará o tempo de permanência.
Mas: e se eu ainda não me sentir bem o suficiente para voltar ao trabalho, preciso solicitar benefícios adicionais por incapacidade? Você não perde o prazo, você pode ter seu benefício prorrogado desde que tenha sido concedido através de um exame físico feito por um médico.
Isso é porque um pedido de auxílio-doença baseado apenas na análise de documentos não pode ser prorrogado sem a realização de exame físico. Nessa situação, você deve requerer um novo benefício do INSS.
O que precisamos ter em mente é que: após a concessão do auxílio-doença, ele pode haver prorrogação pelo tempo necessário, até que você esteja apto para o trabalho, ou seja, determinada a sua aposentadoria por invalidez.
Não há tempo máximo para nenhuma das duas hipóteses. O médico perito do INSS é que define a sua data de retorno para liberação para o trabalho, a prorrogação do auxílio-doença, ou pela aposentadoria por invalidez.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…