SISU: Universidades SUSPENDEM publicação da lista de espera por inconsistências do MEC / Imagem: Divulgação
Chegou o grande dia! O Ministério da Educação (MEC) divulgará o resultado do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta terça-feira (30), no período da tarde, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Vale destacar que essa edição do Sisu teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Os selecionados na primeira chamada do Sisu, conhecida por chamada regular, deverão realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição na qual forem admitidos no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Assim, cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Em resumo, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
Aliás, os procedimentos para o preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.
Confira o resumo das datas:
É interessante mencionar que o Sisu oferece vagas via Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Contudo, neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas:
Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.
O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).
O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.
Com informações do Ministério da Educação
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…