Mais de 1,2 milhão de brasileiros que atualmente fazem parte do programa Bolsa Família não poderão receber benefícios sociais neste mês de abril. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, as exclusões ocorrem com base nas informações do CadÚnico.
A pasta diz que teve que excluir algumas famílias porque tinham dados inconsistentes em um registro. O foco da investigação está principalmente nas pessoas que aderiram ao programa no segundo semestre do ano passado, durante o período eleitoral.
Segundo dados do Ministério, houve um aumento incomum de 66% no número de famílias unipessoais, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa. No segundo semestre do ano passado, pouco mais de 500 mil cidadãos que supostamente moram sozinhos foram selecionados para o programa social. Pensando nisso, o governo federal está fazendo cortes no projeto.
De qualquer forma, é importante lembrar que tais exclusões ainda não são definitivas. O cidadão suspenso tem 60 dias para comparecer à sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e atualizar seus dados, comprovando que realmente mora sozinho. Caso não faça o procedimento, será excluído oficialmente do Bolsa Família em junho.
Assim que ficaram sabendo disso, milhares de pessoas correram para o CRAS ou mesmo para a sede do CadÚnico para tentar resolver a situação. Um exemplo é em Fortaleza, onde há um claro aumento no tamanho das filas. Segundo a prefeitura da capital cearense, será necessário reforçar a equipe de auxiliares para atender a demanda.
Não é diferente em Salvador, na Bahia. Também há relatos de aumento da procura por esses centros na capital baiana. Na grande maioria dos casos, as pessoas estão tentando ajustar a situação para voltar ao programa social.
No Rio de Janeiro, a Prefeitura diz que há uma sensação de que a demanda mais que dobrou nos últimos dias. Há também a previsão de aumentar o número de funcionários para atender a todas as pessoas. A situação no Recife ainda não é alarmante. A prefeitura da capital pernambucana disse que o fluxo atual é normal para esta época do ano.
Sobretudo, quem se cadastrou no CadÚnico como família unipessoal e teve seu programa suspenso em abril, saiba que os benefícios podem ser restabelecidos, conforme abaixo.
Nesse sentido, se você realmente mora sozinho, ou seja, não mentiu no cadastro e ainda assim foi excluído, a regra é procurar o CadÚnico mais próximo. A localização exata deve ser aquela especificada pelo seu município. Este é geralmente o mesmo lugar onde você entrou no sistema de registro único.
Dessa forma, ao chegar ao local, o cidadão deve estar com todos os seus documentos pessoais, além do comprovante de residência. Assim, o cadastro pode ser atualizado pelo CRAS. Portanto, é válido salientar que você precisará assinar algum tipo de isenção de responsabilidade novamente informando que mora sozinho. É importante se lembrar de que mentir sobre um documento oficial do governo pode ser considerado crime.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Certo mas oq ninguém comenta é oq todo mundo quer saber. Quando isso vai ser regularizado. Essa brincadeirinha de pente fino já levou o corte de energia eletrica e água de muita gente.