A aposentadoria por invalidez é uma necessidade para muitas pessoas que se vêem incapacitadas para o trabalho. Por isso, esse benefício previdenciário é um dos mais procurados.
Segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, cerca de 576 mil pessoas estão esperando perícia médica no INSS. Ou seja, muita gente precisando de auxílio da previdência por estar sem condições de trabalhar.
Pensando nisso, hoje vamos explicar mais sobre a aposentadoria por invalidez, além de mostrar as doenças que dão direito a ela. Portanto, leia até o final e fique por dentro de tudo.
Em primeiro lugar, é importante destacar que auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez são benefícios diferentes. Veja as principais singularidades de cada um:
Portanto, a principal diferença entre esses benefícios é o caráter vitalício da aposentadoria, em vista da temporalidade dos demais. Ainda que todos eles tenham o intuito de ajudar os segurados a se manterem quando esses não conseguem fazer isso por conta própria.
Se o trabalhador segurado pelo INSS adoece e precisa ficar mais do que 15 dias afastado de seu serviço, ele tem direito a receber o auxílio-doença. Porém, diversos casos exigem que a pessoa já tenha feito, pelo menos, 12 contribuições à Previdência para ser elegível a receber. É o chamado período de carência.
No entanto, caso a doença seja grave, o INSS pode desobrigar o segurado de cumprir esse requisito. Dessa forma, existe uma lista de doenças as quais dão direito ao recebimento de benefícios, temporais ou permanentes, sem a exigência de tempo mínimo de contribuição.
Aqui estão as principais:
Geralmente, a pessoa começa recebendo auxílio-doença ou auxílio-acidente para, depois, passar a receber a aposentadoria por invalidez, de forma definitiva. Para fazer a solicitação, é preciso marcar uma perícia médica, através dos canais de atendimento online do INSS, como:
Assim, munido da documentação pessoal, laudos médicos e demais documentos relevantes, deve-se comparecer à perícia na data marcada e cumprir todas as exigências da autarquia. Depois da análise, caso a solicitação não receba aprovação, é possível contratar um advogado previdenciário para entrar com uma ação judicial para requerer o benefício.
Agora que você já sabe tudo sobre aposentadoria por invalidez, coloque essas dicas em prática e faça valer seus direitos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…