Artrite ou artrose? Existe diferença? Como tratar cada uma das doenças? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo. Então, confira aqui no Brasil 123.
Por que a artrite e a artrose são consideradas doenças semelhantes? Porque possuem três sintomas comuns: a dor e as deformidades nas articulações e estão associadas ao envelhecimento do corpo. Mas somente isso. Pois ambas as doenças possuem muitas diferenças entre si que agora vamos distinguir.
A artrose, também chamada de osteoartrose, é uma doença que causa a degeneração das articulações. Dessa forma, as articulações mais afetadas são: quadril, joelho e coluna.
A artrose não possui uma causa conhecida, mas pode aparecer como consequência de defeitos nas articulações, ou como resultado de alterações no metabolismo do corpo.
Entre os principais sintomas da artrose tem-se, por exemplo:
Se a artrose acomete os joelhos, é comum escutar pequenos estalos quando movimentado, e se acomete as mãos, pode inchar as articulações dos dedos.
O diagnóstico da artrose é realizado por um médico especialista, que avalia os sintomas, idade e estado das articulações. O médico pode solicitar exames de radiografia e ressonância magnética, por exemplo, para complementar o diagnóstico.
Para tratar a artrose, o médico irá receitar medicamentos para, dessa forma, atenuar os sintomas, reprimir o avanço, aliviar as dores e ter maior qualidade de vida. Mas, é preciso ter claro que a doença é degenerativa, não tendo cura ainda identificada.
O médico pode recomendar alguns tratamentos complementares para a artrose como, por exemplo:
A artrite, também chamada de osteoartrite, é uma doença que causa inflamação nas articulações. Assim, as articulações mais afetadas na artrite são: dedos, punhos, pés e tornozelos. Existem vários tipos de artrite. Entre as principais tem-se:
Os principais sintomas da artrite são;
O tratamento para a artrite é feito a partir de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores. Mas em estágios mais avançados pode ser recomendada a intervenção cirúrgica.
Possivelmente o médico irá recomendar fisioterapia e terapia ocupacional para complementar o tratamento.
Então, agora que você já sabe diferenciar a artrite da artrose, tenha consciência que as duas doenças são sérias e precisam de tratamento para melhorar a qualidade de vida.
Ambas as doenças causam muita dor e desconforto, e precisam de tratamento medicamentoso e complementar.
Assim, consulte um médico sempre que perceber a existência dos sintomas.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…