O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva passou por exames de rotina neste sábado (12) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, antes de viajar ao Egito para a COP27, evento que acontecerá na próxima segunda-feira (14), simbolizando os esforços dos países em abordar efetivamente o desafio global das mudanças climáticas.
No entanto, o presidente eleito apresentou diagnostico de inflamação na laringe acima das cordas vocais, resultado do esforço para falar prolongadamente, segundo informações da assessoria de imprensa do hospital.
Os exames revelaram “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, disse o comunicado do hospital. Segundo o médico Roberto Kalil Filho, que assinou as anotações de Lula, leucoplasias são manchas ou placas brancas na mucosa das cordas vocais, geralmente benignas.
Além disso, outro teste confirmou que o tumor de Lula estava em remissão, o que significa que os sinais e sintomas do câncer diminuíram ou desapareceram. Importante destacar que o tumor passou por diagnóstico pelo Sírio-Libanês em 2011, quando Lula, tinha 66, fazendo quimioterapia para tratar do câncer de garganta.
Neste sábado (12), o petista ainda passou por ecocardiogramas, tomografia computadorizada geral do coração e do pulmão e exames de sangue. Todos os indicadores de inspeção estavam normais. Por fim, testes mostraram que o presidente eleito não tinha mais células cancerígenas em seu corpo.
“O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”.
Importante destacar que o presidente eleito obteve acompanhamento das equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.
Apesar do diagnóstico de inflamação na laringe, segundo a assessoria de imprensa do político, Lula deve fazer um segundo check-up para a COP27. O evento, que deve durar cerca de duas semanas, é fundamental para a ação climática global contra as mudanças climáticas. Com isso, cerca de noventa chefes de estado estarão presentes.
Na semana passada, o professor José Antonio Franchini Ramires, titular da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), divulgou fake news que apontavam problemas de saúde de Lula. Em suma, a informação falsa compartilhada pelo docente, que chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Saúde no governo de Bolsonaro, afirmava que Lula estava com câncer novamente.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…