Você sabia que existem alguns alimentos que viram açúcar depois de digeridos? Então, mesmo quando olhamos a tabela nutricional do produto e não vemos muito açúcar em sua composição, depois que o consumimos, ele pode se transformar em açúcar no nosso organismo. Veja tudo aqui no Brasil 123.
Portanto, é importante saber quais são os alimentos que viram açúcar para poder evitá-los e não sobrecarregar nosso corpo com altos níveis de glicose. E hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto para que você possa cuidar da sua alimentação. É só ler até o final e conferir!
Antes de vermos quais são os alimentos que viram açúcar, é importante saber que esse é um grosso modo de se explicar o que acontece em nosso organismo depois que ingerimos certos tipos de alimentos.
Na verdade, o açúcar branquinho ou mascavo, que compramos em pacotes no supermercado não é o único tipo que existe. Na verdade, existem vários tipos de açúcares e o carboidrato é um deles.
Desse modo, quando comemos algo muito rico em carboidrato, ao fazer a digestão desse alimento, nosso organismo o quebra e ele se transforma em glicose, que é absorvida e cai na corrente sanguínea. É por isso que comer muito carboidrato é tão prejudicial para a saúde quanto comer muito doce.
Aliás, o excesso de carboidratos contribui para o aumento do risco de diabetes e obesidade tanto quanto o excesso de açúcar. E é por isso que é tão importante consumir alimentos ricos em carboidratos com cautela e, sempre que possível, substituí-los por opções mais saudáveis, como veremos a seguir.
Como vimos, os alimentos que viram açúcar são aqueles que têm alta concentração de carboidratos em sua composição. Entretanto, existem alguns alimentos que viram açúcar mais rapidamente que outros e estes são os que contém carboidrato simples. Os carboidratos simples, ou carboidrato fino, são aqueles que são ultraprocessados e refinados.
Assim, quando eles chegam ao nosso sistema digestivo, eles são absorvidos rápido, pois não precisam ser muito quebrados. Dessa forma, temos um pico glicêmico logo após consumirmos esses alimentos, o que faz com que o pâncreas produza muita insulina para combater todo esse açúcar. Então, a glicose é rapidamente vencida pela insulina e voltamos a sentir fome em pouco tempo.
Já os alimentos feitos com fontes de carboidratos complexos, dão um pouco mais de trabalho para serem processados pelo organismo e por isso são alimentos que viram açúcar mais devagar, e assim, geram uma sensação de saciedade mais duradoura.
Os alimentos que são ricos em carboidratos simples e que devemos consumir pouco, substituindo sempre que possível incluem:
Para evitar os picos e quedas bruscas de glicose no sangue e outros problemas de saúde causados pelos alimentos que viram açúcar muito rápido, podemos substituí-los por:
E aí, gostou de saber quais os alimentos que viram açúcar? Então coloque essas dicas em prática e cuide-se!
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
Atenção! O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alerta:…