A dívida da Serasa deixa de ser negativada após 5 anos, ou seja, ela expira no sistema da empresa. Dessa forma, o cidadão não ficará com o nome sujo nas consultas de outras instituições. No entanto, não se pode dizer que a dívida desaparecerá após esse período.
É importante ressaltar que para um cidadão se livrar totalmente da dívida, o pagamento é a melhor forma, mesmo que seja a opção mais difícil, principalmente em momentos de crise financeira.
Em suma, quando um cidadão compra alguma coisa ou contrata algum tipo de serviço e promete pagar depois, é uma dívida. Isso se aplica, por exemplo, a parcelas, prazos ou financiamentos.
Nesse sentido, um compromisso é assumido quando ele tem a obrigação de pagar essa dívida conforme pactuado. No entanto, o pagamento costuma ser difícil por vários motivos. Nesse caso, quando o cidadão estiver impossibilitado de pagar e ultrapassar o prazo em que a empresa tem que aguardar, a dívida entrará no sistema da Serasa, portanto o cidadão ficará negativado.
A partir desse período de negativação, o nome fica manchado e quando outras instituições o consultam, dificulta o processo de crédito ou compra a prazo.
É importante também esclarecer que a dívida é dividida em três etapas. São elas:
Não perca: ALERTA GERAL! Emissão do NOVO RG fica SUSPENSA para este grupo
Para resumir, a dívida que já caducou não cria pontos negativos para os consumidores. Nesse caso, o prazo devido já passou e o cidadão não está mais sujo por causa disso. Isso acontece depois de 5 anos.
Embora a dívida não mais prejudique o consumidor por ter caducado, ela não desaparece. Por isso, é importante que o consumidor entenda que, se outras instituições consultarem seu nome na Serasa, não verão a dívida. No entanto, ainda existe e permanece como uma parte não cumprida do acordo.
Também é importante dizer que algumas empresas possuem relacionamentos internos. Dessa forma, elas conversam entre si e podem pesquisar referências de clientes.
Além disso, a empresa de crédito ainda pode cobrar essa pendência do consumidor, porque não ficará com o nome sujo junto ao órgão de proteção ao crédito, mas a dívida continuará existindo.
Antes de mais nada, há também um limite de tempo para a existência da dívida, se determinado pelo judiciário. Com o fato de que ao atingir o prazo estipulado pela Justiça, a empresa não poderá mais cobrá-lo. É por isso que é chamado de dívida prescrita.
Apesar disso, também é importante ressaltar que a pendência, mesmo nesse caso, ainda existe. O que acontece é que o credor não pode mais entrar com ação de cobrança contra aquele cliente. No entanto, não há prazo de prescrição específico para a dívida, ou seja, somente após a decisão do tribunal.
Primordialmente, existe um prazo de 5 anos, e o prazo de prescrição pode ter prazos diferentes para cada tipo de dívida. Mas mesmo que a dívida vença, ela ainda pode gerar cobranças informais. Isso porque, conforme mencionado, a única forma de acabar com a dívida é realmente quitá-la.
Não deixe de ler: Trabalhadores de CARTEIRA ASSINADA podem receber esses 5 ADICIONAIS e nem imaginam
Sobretudo, em tempos difíceis, um nome sujo se torna algo comum. É por isso que muitos brasileiros estão nessa situação hoje. Porém, é possível acabar com as dívidas de vez adotando alguns hábitos como:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Eu tenho dividas a mais de 10 anos e elas nunca sumiram do cadastro do serasa!