A aceitação dos beneficiários do Auxílio Brasil ao atual Governo tem estado em queda nos últimos meses. Atualmente o Governo de Bolsonaro conquista apenas 28% dos abonados pelo benefício.
Segundo pesquisa do PoderData realizada entre 19 e 21 de junho, o ex-presidente Lula (PT) dispara com 45%. Em pesquisa anterior Lula detinha 48 pontos percentuais contra 29 de Bolsonaro, ambos caíram.
Porém, Bolsonaro segue atrás de Lula. Os demais pré-candidatos, somados, pontuam 16% entre os beneficiários do Auxílio Brasil. Brancos e nulos são 4% e os que não sabem 8%.
O Auxílio Brasil tem sido o grande trunfo do Governo Bolsonaro. A equipe tem utilizado o principal benefício social como marca da campanha de reeleição de Jair Bolsonaro.
Por isso, medidas estratégicas têm sido utilizadas para diminuir a rejeição de Bolsonaro entre a população em vulnerabilidade. Porém, o que têm surtido mais efeito na decisão é a alta dos juros e da inflação na vida dos eleitores mais pobres.
Para chegar ao resultado, o PoderData cruzou os dados das seguintes perguntas:
Os dados de 3.000 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação foram coletados via ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.
O quadro geral apresenta como votam aqueles que são beneficiados pelo Auxílio Brasil, os que não recebem pagamentos do programa social e o resultado das intenções de voto na população geral:
No cenário do primeiro turno não houve alterações, permanecendo estável. Lula tem 44% das intenções. Bolsonaro pontua 34%. Em relação à rodada anterior, o petista subiu 1 ponto, enquanto o líder do Governo recuou 1 ponto percentual.
Em uma eventual disputa no segundo turno, Lula (PT) possui vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente tem 52% das intenções de voto, contra 35% de Jair.
A diferença é de 17 pontos percentuais. Essa é a 1ª vez em 4 meses que a diferença de Lula para Bolsonaro cresceu fora da margem de erro de 2 pontos.
A pesquisa PoderData foi realizada de 19 a 21 de junho de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 302 municípios nas 27 unidades da Federação.
Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07003/2022.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…