Confira durante esta matéria, uma grande vitória que acaba de sair hoje! Vale lembrar que o Cadastro Único (CadÚnico) segue ativo, desde a sua criação há 20 anos. Assim, o sistema do Governo Federal é utilizado para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Resumindo, além da função de coletar informações sobre as famílias mais carentes do Brasil, o sistema do governo, que é utilizado como um banco de dados é uma ferramenta para a inclusão dessas famílias em programas sociais, como Bolsa Família e Vale-Gás, por exemplo.
É importante deixar claro que o CadÚnico funciona de forma descentralizada. Com isso, cada prefeitura municipal do Brasil deve se responsabilizar pelos postos de atendimento da rede assistencial e não existe um contato direto com o sistema federal.
Nesse sentido, é de suma importância, especialmente, para as pessoas de baixa renda, a inscrição ativa no CadÚnico. Além disso, ela deve estar sempre atualizada, especialmente, se ocorrer alguma mudança no núcleo familiar.
Veja, portanto, nessa matéria como se inscrever no CadÚnico e quais benefícios são liberados através dele.
Antes de tudo, podem se inscrever no CadÚnico, quem comprovar:
Sobretudo, após inserir as informações, é importante destacar que você terá até 120 dias comparecer a um posto de atendimento (CRAS) para finalizar o cadastro.
Nesta opção, para fazer a inscrição no banco de dados do CadÚnico, a família precisa eleger um representante legal. Nesse sentido, é importante que ele tenha, no mínimo, 16 anos e ser preferencialmente do sexo feminino. Depois de ter feito isso, o responsável deve se dirigir ao CRAS da região.
Dessa forma, ele deve apresentar pelo menos o seu título de eleitor e CPF. Contudo, o cadastro é de todo grupo familiar e será necessário ter em mãos ao menos um dos documentos de cada membro da família listados abaixo:
A saber, é possível realizar a consulta da sua situação cadastral do CadÚnico. Para isso, basta:
Obrigatoriamente, as famílias inscritas no sistema devem atualizar o seu CadÚnico. Com isso, é necessário ir até ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para fazer o procedimento.
Em síntese, para fazer a atualização, o responsável familiar terá que ir até um CRAS ou a um posto de atendimento da prefeitura do município. Na ocasião, é necessário apresentar a mesma documentação utilizada no momento da inscrição.
Confira a lista com alguns dos benefícios concedidos através da inscrição no CadÚnico:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Não consigo viver só com Bpc.