Investir sempre tem uma parcela de risco: seja ela, alta, baixa, ou quase inexistente. Se você não cuidar e incorrer em alguns erros, em breve terá muitos prejuízos e é o que queremos evitar. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar 5 erros de investidores e como evitá-los.
Mesmo sabendo que a poupança é um dos primeiros investimentos criados no Brasil, o objetivo da poupança é guardar dinheiro. Por isso, não é recomendado que você a utilize como investimento. O rendimento da poupança hoje é de uma taxa de referência (que desde 2018 é de 0%) mais 0,5% se a Taxa SELIC for maior que 8,5% ao ano. Se a taxa SELIC for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da mesma taxa.
Agora, se a taxa SELIC acompanha a inflação, se você fizer investimentos na poupança, não irá garantir nem o valor de compra do seu dinheiro.
Se você conhecer o seu perfil de investidor, saberá o quanto estará propenso a correr riscos em seus investimentos.
Assim, antes de começar investir, avalie o seu perfil de investidor que poderá ser:
Aqui vale a regra: divida os ovos em diversas cestas, ou seja, faça investimentos em renda fixa e em renda variável, dividindo inclusive cada tipo de renda, em outros ativos que representam estas rendas. Assim, se alguns investimentos não derem a rentabilidade esperada, outras aplicações podem compensar os possíveis prejuízos.
Outro cuidado, é, periodicamente, reavaliar a sua carteira de investimentos, e se necessário, fazer as alterações que forem precisas.
Investir não significa ficar rico de um dia para outro, isso se chama ganhar na loteria. Os investimentos garantem que você tenha lucratividade principalmente a médio e a longo prazo. Então, para aumentar a sua lucratividade no mercado financeiro, é preciso que você diversifique os investimentos e que faça aportes financeiros mensais para aumentar a rentabilidade.
Antes de começar investir, avalie o seu perfil de investidor – Reprodução AdobeStockA reserva de emergência nada mais é do que um investimento de renda fixa, com liquidez diária, para que possa ser convertido em dinheiro com rapidez. A reserva de emergência é um dinheiro reservado para ser usado em emergências como: desemprego, reforma de emergência, gastos com saúde do investidor ou sua família, entre tantas outras emergências que podem ocorrer durante o período dos outros investimentos.
Por fim, agora que você já sabe quais são os 5 principais erros que podem ocorrer com investidores, é possível evitar e garantir maior lucratividade nos investimentos. Na dúvida, sempre procure ajuda de pessoas experientes com investimentos.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…