5 dicas para dormir melhor e acabar com a insônia

Muitas pessoas sofrem com a insônia e, por isso, não conseguem descansar como deveriam. A privação de sono traz série de prejuízos para o organismo, por isso, veja aqui no Brasil 123, 5 dicas para dormir melhor e acabar com a insônia.

Conseguir descansar durante uma boa noite de sono faz com que o indivíduo fique mais disposto, além de melhorar significativamente a qualidade de vida. Porém, muitas pessoas não conseguem dormir durante a noite, sendo a insônia um problema comum que necessita de tratamento.

5 dicas para dormir melhor e acabar com a insônia

A insônia nada mais é que a dificuldade encontrada para dormir. Ela pode ser passageira, causada por algo que tenha ocorrido recentemente, ou pode ser uma insônia crônica. Outros motivos que podem estar associados à insônia são: depressão, ansiedade, estresse, dentre outros.

É muito importante tentar identificar o que te deixa sem dormir, para, assim, definir um tratamento mais adequado. Mas as dicas abaixo irão te ajudar a dormir melhor:

Manter uma rotina

O nosso corpo consegue se adaptar à rotina de forma relativamente rápida. Se ficarmos uma semana acordando em determinado horário, na semana seguinte não será necessário utilizar um despertador para acordar, o próprio corpo já entende. Por isso, deitar para dormir e se levantar no dia seguinte nos mesmos horários faz com que o corpo se acostume com a rotina e, dessa forma, você passa a dormir melhor.

Não durma durante o dia

Se você possui dificuldade para dormir durante a noite, é importante evitar dormir durante o dia. Assim o sono fica acumulado e à noite você está mais cansado, o que te faz dormir melhor. Saiba que qualquer cochilo durante o dia que ultrapasse 30 minutos pode prejudicar seu sono à noite.

Praticar exercícios

A prática de exercícios físicos é uma excelente atividade para aumentar o sono, te ajudando a dormir melhor. Porém, essas atividades devem ser realizadas no máximo até 6 horas antes do horário de dormir, pois podem te deixar mais agitado e, assim, você perde o sono.

Além disso, é importante evitar o consumo de bebidas que contenham cafeína no período da noite. A cafeína possui propriedades estimulantes que evitam que o cérebro desligue, portanto, atrapalha o sono. Então, evite tomar café à noite e evite também os chás que possuem cafeína em sua composição.

Praticar exercícios físicos é uma excelente forma de aumentar o sono – Reprodução AdobeStock

Não ficar exposto à luz

Quando o tempo começa a escurecer, nosso organismo inicia a produção de um hormônio denominado melatonina. A melatonina é responsável por ajudar o corpo a se preparar para dormir. Porém, a utilização de certos tipos de iluminação durante a noite faz com que a produção desse hormônio seja prejudicada. Então, é importante evitar a utilização de celular, tablet, computador, televisão e iluminação fortes durante a noite.

Tenha um local confortável

O momento do sono é muito importante para todas as pessoas, se você não o trata assim, está na hora de começar. Para isso, é importante reservar um local confortável, ausente de iluminação e de ruídos para dormir.

Karla Camacho

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

3 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago