5 cuidados com crianças no inverno

Veja agora os cuidados adequados com os pequenos durante o inverno

0

Você sabia que precisamos tomar alguns cuidados com crianças no inverno? Afinal, essa época do ano é propícia para desencadear diversos problemas de saúde, principalmente nos pequenos. Pensando nisso, hoje, aqui no Brasil 123, trouxemos uma lista com 5 cuidados com crianças no inverno. Ficou interessado? Então leia até o final e descubra!

5 cuidados com crianças no inverno

Muitos micróbios nocivos, como fungos, bactérias e vírus, se desenvolvem e propagam melhor no clima frio e seco do inverno. Ademais, o ar gelado em conjunto com a baixa umidade característicos dessa época contribuem para baixar as defesas do organismo e propiciam o surgimento de problemas de saúde.

Portanto, todo cuidado é pouco nessa estação, se quisermos evitar doenças, especialmente nas crianças.
Sendo assim, existem cuidados com crianças no inverno que não podemos negligenciar:

1. Limpe bem o quarto dos pequenos:

A poeira e a sujeira, em combinação com o ar seco do inverno, favorecem o aparecimento de doenças respiratórias, como a rinite e a sinusite, por exemplo. Sendo assim, manter os ambientes limpos, principalmente o quarto das crianças, é fundamental para evitar esses problemas.

2. Não deixe as janelas fechadas o tempo todo

A ventilação ajuda a eliminar microrganismos anaeróbios que podem ocasionar doenças típicas do inverno, como gripes, meningite, etc. Portanto, mantenha o ambiente ventilado e arejado para que o ar abafado não propicie a proliferação dessas doenças.

3. Evite aglomerações:

Quanto mais pessoas estiverem respirando o mesmo ar, mais fácil é para os vírus e bactérias serem transmitidos de um indivíduo para outro. Por isso, evite deixar as crianças em ambientes com muitas pessoas, mesmo que seja com os amiguinhos, e principalmente, se o local for fechado.

4. Cuide da alimentação e da hidratação dos seus filhos

Uma alimentação balanceada, rica em diferentes nutrientes, ajuda a manter o sistema imunológico forte e pronto para combater os microrganismos nocivos. E isso também se aplica a uma boa hidratação. Assim sendo, cuidar para que as crianças tenham uma dieta saudável e bebam bastante água, é um dos cuidados com crianças no inverno.

5. Mantenha-os aquecidos

Outro dos principais cuidados com crianças no inverno é manter os pequenos bem quentinhos. Em especial suas extremidades, ou seja, mãos, pés e cabeça. Afinal, o frio baixa a imunidade e os deixa mais vulneráveis a contrair doenças típicas do frio.

Então, agasalhe bem as crianças, com casacos, luvas, meias e toucas nos dias de frio intenso, em especial pela manhã e à noite.

Manter os pequenos aquecidos é um dos principais cuidados no inverno - Reprodução AdobeStock
Manter os pequenos aquecidos é um dos principais cuidados no inverno – Reprodução AdobeStock

Dica especial de cuidados com crianças no inverno

Além de cuidar para que as crianças comam verduras, legumes, verduras, proteínas e não consumam tantos alimentos industrializados e com conservantes, você pode conversar com seu pediatra.

Afinal, se o profissional julgar necessário, ele pode prescrever um complexo alimentar e vitamínico para a criança. Existem produtos ótimos no mercado, que complementam a nutrição e aumentam a imunidade, reforçando as defesas do pequeno.

Entretanto, é primordial consultar um médico para que ele avalie a saúde do seu filho e indique qual a melhor opção para ele.

Gostou de aprender os 5 cuidados com crianças no inverno? Agora você vai conseguir cuidar ainda melhor dos seus pequenos e fazer com que eles tenham um inverno maravilhoso e sem problemas!

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.