5 citações para a redação do ENEM

0

Quando o dia do Exame Nacional do Ensino Médio começa a chegar, cada vez mais estudantes se preocupam com uma coisa: a redação do ENEM. Embora a prova extensa exija muitos conteúdos, a produção textual tem um grande peso para quem deseja entrar na faculdade.

Em primeiro lugar, ela é a nota mais alta que uma pessoa pode ter no exame. Além disso, você não pode zerar a sua redação do ENEM para concorrer a bolsas de estudos e vagas em universidades públicas.

Por isso, separamos 5 citações que você pode utilizar para conseguir ganhar uma pontuação mais alta e, mais do que isso, vamos explicar como você pode usá-las em seu texto.

Como é calculada a nota de redação no ENEM?

Antes de mais nada, saiba que a nota da redação do ENEM leva em consideração as competências exigidas na prova. Essas competências, por sua vez, estão relacionadas a diversos fatores, como:

  • sua capacidade de escrever um bom texto dentro do tema;
  • o uso da gramática e da ortografia corretamente;
  • sua argumentação, ou seja, a capacidade de defender uma tese;
  • a bagagem cultural que você possui e como correlaciona diversas áreas para abordar um assunto;
  • uso de conectivos que trazem coesão e coerência à redação do ENEM;
  • sua capacidade de solucionar o problema apresentado na proposta por meio de medidas de intervenção.

Por que vale a pena usar citações na redação do ENEM?

Apesar de não ser algo explícito dentro das exigências do ENEM, o fato é que boas citações auxiliam na sua argumentação. Mais do que isso: elas também demonstram que você tem uma bagagem sólida e que sabe usar seus conhecimentos gerais para produzir um texto digno de uma boa nota.

Portanto, quando os corretores depararem com uma citação bem colocada, há a possibilidade de aumentarem sua pontuação em alguma das competências exigidas. Com isso, suas chances de ter um bom resultado na redação do ENEM se tornam muito maiores.

Em quais partes do texto você deve usar as citações?

Não existe uma regra sobre onde inserir citações na sua redação do ENEM. Entretanto, é ideal que você crie um contexto e não simplesmente coloque frases soltas no meio dos parágrafos. Vale a pena citar algo na hora de argumentar; desta maneira, parafraseando determinado pensador ou autor, você solidifica mais seu argumento.

Também pode ser interessante usar uma citação na proposta de intervenção, pois há frases famosas que transmitem ideias que você pode reforçar na conclusão do seu texto. Aliás, até mesmo na introdução é possível utilizá-las, desde que seja de uma forma que faça sentido.

5 citações para usar na sua redação

“O progresso é impossível sem mudanças” é uma citação de George Bernard Shawn e você pode usá-la antes de propor algo inovador em sua proposta de intervenção.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” é uma frase de Nelson Mandela que você pode utilizar em seu texto, principalmente quando o assunto envolver educação ou problemas que derivam da falta dela.

Por sua vez, a frase “Se queres prever o futuro, estuda o passado”, de Confúcio, é uma boa opção para temas mais abrangentes.

“O homem nasce livre, mas por toda parte se encontra acorrentado” é uma famosa frase de Rousseau. Neste caso, costuma ser uma boa citação para usar na introdução de alguns assuntos ou no desenvolvimento de outros.

“Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Mas, se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda vida” (Lao Tsé) é uma citação que facilmente pode ser usada na sua conclusão da redação do ENEM.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.