Xô calor! Como refrescar a casa sem ter ar-condicionado

O verão está aí e com ele o calor intenso que incomoda principalmente quem não possui ar-condicionado em casa. A aquisição de um ar-condicionado muitas vezes é inviável para algumas famílias devido ao custo alto do aparelho. Além disso, manter o ar-condicionado ligado o dia inteiro também é uma das preocupações financeiras.

Porém, isso não significa que você sofrerá com o calor durante toda a estação. Existem alguns truques que permitem refrescar a casa sem precisar recorrer à climatização artificial. Confira a seguir.

1. Aparelhos eletrodomésticos

Com exceção dos aparelhos essenciais, como geladeira, evite utilizar os aparelhos eletrodomésticos durante o dia. Pois, esses aparelhos são fontes de calor que aquecem o ambiente. Por exemplo, ferro, aspirador e televisão. Por isso, evite ligá-los nas horas mais quentes do dia.

2. Janelas e portas fechadas

Durante o dia, não é interessante manter as janelas da casa aberta ou com as cortinas/persianas fechadas. Pois, o ar quente da rua entra em toda a casa, aquecendo-a. Da mesma forma, a luz do exterior entra através da janela e aquece a casa, por isso, deve-se fechar as cortinas ou abaixar as persianas.

As portas do quarto fechadas farão com que o ar quente não circule pela casa. Assim, é melhor mantê-las fechadas durante o dia.

Como refrescar a casa sem ter ar-condicionado – Reprodução Canva

3. Ventilador

Os ventiladores são uma ótima opção para quem não tem ar-condicionado. Além disso, colocar um recipiente com gelo e sal na frente do aparelho fará com que ele ventile ar frio. Dessa forma, é possível expulsar o ar quente de dentro da casa.

4. Deixe o ar fresco entrar

Basicamente, o ar fresco acontece quando o sol se põe e a atmosfera esfria. Assim, esse é o momento perfeito para abrir as janelas e portas e deixar que o ar natural resfrie o ambiente.

5. Molhe as cortinas

Para potencializar o resfriamento do ar fresco, você pode usar a técnica das vovós, ou seja, molhar as cortinas da janela pela qual o ar entra. Basta apenas borrifar água e a temperatura interna irá diminuir.

6. Regue as plantas a noite

Manter plantas em casa é uma ótima opção para resfriar o ambiente. Durante a noite, regue-as para que a umidade ajude a reduzir a temperatura. Além disso, determinadas plantas são melhores para ajudar a refrescar a casa. Por exemplo, seringueira, Aloe vera, espada de São Jorge e samambaias. Pois, essas plantas além de resfriar ajudam na purificação do ar interno.

7. Escolha o branco

O branco tende a iluminar o ambiente através da reflexão da luz do sol. Dessa forma, evita-se que haja a absorção dos feixes luminosos, ou seja, do calor. Por isso, ambientes que são mais claros tendem a ser mais frescos. Você pode optar por utilizar o branco nos seus tecidos, como lençóis e tapetes, ou na tinta da parede.

8. Lâmpadas de LED

Além de serem mais econômicas na conta de luz, as lâmpadas emitem menos calor. Dessa forma, é possível reduzir a temperatura dos cômodos.

Karla Camacho

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago