Você sabe escolher um bom azeite?

0

Azeite é um produto alimentar extraído da azeitona, o fruto da oliveira plantado em pleno calor. Trata-se de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Contudo, você sabe escolher um bom azeite?

A princípio, a primeira coisa é ler o o rótulo e não só a parte da frente, mas as letrinhas miúdas na parte de trás do produto.

Um bom azeite precisa ter o quê?

  • Primeiramente, ser fabricado com 100% de azeitonas e sem nenhum outro óleo misturado;
  • Busque a informação do ano que foi feita a colheita. Se não tiver essa informação no rótulo, procure um com data de validade maior;
  • Priorize o azeite que foi engarrafado no país da colheita, assim você não tem um produto de baixa qualidade, já que nesse processo ele pode sofrer oxidação;
  • A acidez também é importante. Ela geralmente está informada na lateral do rótulo. Escolha azeite de oliva extra virgem com acidez menor que 0,8. Quanto menor a acidez, melhor o azeite;
  • Por fim, escolha um que tenha que seja de vidro escuro. Evite plástico e metal. A Garrafas transparentes prejudicam a qualidade do azeite. Escolha aquele que está lá no fundo, escondidinho da luz. Em casa, também guarde protegido de luz e calor.

Além disso, consumir azeite de oliva extra virgem te ajuda a ter baixos níveis de colesterol LDL, prevenir diabetes, artrite reumatoide, AVE e câncer de cólon e mama. Somando-se a isso, ele melhora o seu sistema digestivo e tem efeito anti-inflamatório.

E então, gostou dessas dicas? Já salva esse post e compartilhe com os amigos para eles passarem a usar o azeite de oliva extra virgem.

Por fim, veja também: Como usar azeite de oliva para fazer o cabelo crescer mais rápido. 

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.