Você sabe como funcionam as vacinas?

1

A pandemia da Covid-19 nos fez falar muito sobre vacinas. Vamos entender hoje como elas funcionam?  As vacinas se fazem passar por agentes infecciosos. A princípio, o objetivo é estimular o sistema de defesa e produzir anticorpos adequados contra o “inimigo” ou invasor. Quando um ataque de verdade acontece, a defesa é imediatamente reativada através daquilo que chamamos de “memória imunológica”.

Dessa forma, como o organismo já está “preparado” para a briga, isso torna o invasor (um vírus, por exemplo) muito menos perigoso, pois, na maioria das vezes, o inimigo já é “neutralizado” no início da invasão. Então, a futura doença já acaba ali mesmo, ou seja, nem começa.

Objetivo das vacinas

Por ser capaz de nos proteger das doenças, as vacinas são capazes de erradicar diversas doenças. Por exemplo, a varíola e poliomielite. Mas, obviamente, as vacinas só agem quando aplicadas.

História

A primeira vacina do mundo foi desenvolvida no ano 1796 pelo médico Edward Jenner, na Inglaterra. Na época, a varíola era uma grande ameaça à humanidade. A doença causava pústulas pelo corpo e muitas vezes levava ao óbito. No entanto, as mulheres que ordenhavam vacas, na Inglaterra, eram conhecidas pela beleza e não apresentavam as marcas da varíola, muito recorrentes em grande parte da população.⠀

Jenner acreditava que as ordenhadoras haviam adquirido das vacas uma doença semelhante, porém menos intensa, que as tornavam protegidas contra a varíola. O médico fez, então, um experimento arriscado: retirou substâncias das lesões cutâneas de uma dessas mulheres e inoculou em uma criança de 8 anos. Seis semanas depois, no outro braço da criança, inseriu o vírus da varíola e o garoto não desenvolveu a doença.⠀

Veja mais sobre o histórico aqui.

Enfim, vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.