Alguma vez você já necessitou assinar um documento importante, porém não tinha uma caneta ou uma impressora por perto? Ou ainda, precisava enviar um documento via correio ou fax, esperando dias ou semanas para receber a confirmação da outra parte? Se a resposta for sim, você sabe como elas podem ser burocráticas, demoradas e custosas.
No entanto, há uma solução simples e eficiente para resolver esses problemas: a assinatura online. Em suma, a assinatura online é uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada nos últimos tempos. Afinal de contas, ela facilita o processo de assinatura de variados tipos de documentos.
Com isso, veja a seguir como funciona essa ferramenta e como utilizá-la de forma gratuita com o Gov.br.
Antes de tudo, é importante entender que a assinatura online é uma forma de validar um documento em meio digital através de uma identidade eletrônica, como um CPF, um e-mail ou então, uma conta em um site. Dessa forma, ela tem a mesma validade jurídica de uma assinatura física, caso seja feita de acordo com as normas e os requisitos legais.
Diante disso, é possível assinar documentos em poucos minutos, sem necessitar de imprimir, escanear ou enviar nada. Sendo assim, é necessário apenas um computador, celular ou tablet, sem limite de tempo ou espaço.
Assinando um documento de maneira digital, também é possível compartilhá-lo com outras pessoas de forma rápida e segura, sem ter o risco de perder ou danificar os papéis. Dessa forma, essa é uma excelente alternativa para quem deseja segurança, agilidade e economia.
Aliás, a assinatura online pode ser usada para diversos fins, como contratos, bem como recibos, declarações, procurações, atestados, certificados, entre outros documentos.
Entretanto, o que muitos ainda não sabem é que este serviço está disponível de forma gratuita por meio do Gov.br. Resumindo, este site governamental permite que os seus usuários utilizem a sua conta para assinar documentos de maneira digital e gratuita.
Primeiro, a assinatura eletrônica do gov.br é um serviço gratuito e fácil de usar. Além disso, ele permite assinar documentos em diversos formatos, como PDF, DOC, JPG e PNG, com até 100MB. Do mesmo modo, a assinatura tem a mesma validade de uma assinatura física.
Vale ressaltar que esse serviço é totalmente seguro, visto que é possível verificar a autenticidade da assinatura em qualquer momento, através do site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Com isso, garante a originalidade do documento ao passo que também evita fraudes.
Antes de mais nada, para assinar um documento online com o Gov.br, é importante salientar que ele só libera a assinatura eletrônica para quem possui a conta no nível prata ou ouro. Nesse sentido, depois de obter a conta, basta acessar o Portal da Assinatura Eletrônica e seguir o passo a passo:
A saber, depois de finalizar esse processo, basta clicar no ícone para baixar o arquivo.
Acima de tudo, é possível verificar a assinatura online do Gov.br em qualquer momento. Basta acessar o site do ITI ou no próprio portal de assinaturas.
Cabe salientar que para usar o portal de assinaturas, é necessário adicionar o arquivo já assinado. Dessa forma, as assinaturas serão listadas próximas ao documento, na aba “Assinado digitalmente por”. Da mesma maneira, também é possível fazer a consulta no “Painel de Assinaturas” do Acrobat Reader ou de outros leitores de PDF.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…