A perícia médica é uma etapa fundamental para a concessão dos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nessa etapa, um profissional de saúde habilitado pela instituição avalia as condições do segurado e identifica se ele está incapaz de realizar suas atividades laborais.
O perito é responsável por comprovar a incapacidade física ou mental do solicitante, e com base no resultado da perícia médica, é possível solicitar a concessão ou continuação de benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez. Por outro lado, se a perícia constatar que o segurado não é incapaz, o INSS pode cessar o benefício.
Todos os trabalhadores que desejam solicitar esses benefícios passam por esse procedimento, destacando a relevância da perícia médica do INSS e a importância de verificar o resultado de maneira simples. Veja abaixo como fazer isso:
É importante ressaltar que o resultado da perícia médica do INSS não é fornecido imediatamente após o exame. No entanto, o segurado pode acessá-lo no mesmo dia, a partir das 21 horas da data de realização do procedimento, sem precisar comparecer a uma unidade física do Instituto.
Uma das maneiras de acessar o resultado da perícia médica sem sair de casa é por telefone. O segurado pode ligar para o número 135, que é a central de atendimento do INSS. Além disso, há também a opção de consultar o resultado digitalmente, de forma simples e rápida.
Seguindo esses passos, o segurado poderá consultar o resultado da perícia do INSS de maneira rápida e conveniente, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade do Instituto. É importante lembrar de manter seus dados de acesso ao Meu INSS em sigilo, garantindo a segurança das informações relacionadas aos benefícios concedidos.
Nesse final de semana, foram realizados mutirões de avaliação social e perícia médica em diversas localidades, com oferta de 2.412 vagas. As ações serão realizadas nas cidades de Duque de Caxias e Macaé (RJ), Teresina (PI), Iguatu (CE), Campina Grande (PB) e no Distrito Federal.
Nesta última região, serão oferecidas 1.218 vagas distribuídas em quatro localidades: Taguatinga (336 vagas), Sobradinho (168 vagas), Luziânia (84 vagas) e no posto Na Hora, na Asa Sul, que contará com o maior número de vagas, 630.
Os mutirões têm como objetivo agilizar a análise de benefícios como auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência. Participarão dessas ações 29 assistentes sociais, 14 médicos peritos e 31 servidores administrativos.
Essas iniciativas fazem parte das medidas adotadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para enfrentar a fila de requerimentos e garantir mais agilidade nos serviços oferecidos à população. Vale ressaltar que os mutirões já estavam ocorrendo em todo o país, sendo intensificados com o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, implementado em julho.
Para participar dos mutirões, é necessário fazer o agendamento prévio através da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Essa ação busca proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente aos segurados e beneficiários do INSS, contribuindo para a redução das filas de requerimentos e garantindo o acesso aos benefícios de forma mais ágil.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…