Após uma atualização feita na carteira de habilitação, foi lançada uma versão digitalizada do documento, a CNH Digital. Dessa forma, muitos condutores têm dúvidas desses se o documento é obrigatório ou não.
Apesar de ser um documento virtual, é importante deixar claro que essa versão da Carteira Nacional de Habilitação possui o mesmo valor legal que o documento físico. Sendo assim, se o condutor desejar, poderá utilizar ambas as versões do documento, desde que estejam dentro do prazo de validade.
Do mesmo modo, se o motorista esquecer o documento físico em casa, não terá que se preocupar em ter problemas ao ser abordado pelos agentes federais.
Antes de mais nada, o novo modelo de CNH começou a ser feito a partir de 2017. Nesse processo, ele teve algumas alterações e, a atualmente, o documento tem o QR Code na parte de trás.
Em suma, com esse código é mais fácil fazer o cadastro via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito pelo celular, ou seja, assim gerado o código de acesso (QR Code). Lembrando que as carteiras de habilitação mais antigas não têm o código e quem desejar fazer a atualização precisa renovar. Mas vale ressaltar que se a habilitação tiver dentro da validade, não há a necessidade de renovar no momento.
Sendo assim, só é preciso entrar na loja de aplicativos correspondente e, logo depois, seguir os passos abaxo:
Sobretudo, o condutor terá mais segurança, mesmo em caso de perda ou roubo do aparelho. Lembrando que também é possível acessar o aplicativo e solicitar o bloqueio temporário até que o aparelho seja recuperado.
Como já foi dito, a renovação da CNH não é obrigatória, se ela estiver dentro do prazo de validade. Entretanto, se cidadão desejar fazer a integração da CNH digital precisará atualizar. Afinal de contas, é a partir do Qr Code encontrado na nova CNH que será feita a renovação.
Nesse caso, o órgão responsável pela carteira de habilitação e todos os processos é o Detran (Departamento de Trânsito) de cada região.
De antemão, é possível dizer que o novo modelo não é obrigatório. Todavia, é bem mais prático para o condutor e a versão digital fica disponível no celular. Então, se o condutor esquecer a versão física em casa, ele poderá apresentar o novo modelo e ficará tudo bem.
Sobretudo, a carteira de habilitação que foi feita a partir de 2017, não trará custos para os motoristas. Entretanto, quem precisar emitir a segunda via do documento, haverá taxas e, em 2022, por exemplo, os custos eram de R$56,56, já incluindo a taxa e os correios. Lembrando que em 2023 esses valores poderão sofrer reajuste pelo Detran (Departamento de Trânsito).
Além disso, todas as informações atreladas a CNH, seja o novo modelo ou o antigo, podem ser acessadas pelo site do Detran. E também, cada condutor deve acessar o site do departamento da região específica.
A CNH Digital visa facilitar a vida do condutor e o ideal é que todos façam a adesão da versão digitalizada do documento. Do mesmo modo, apesar da renovação não ser obrigatória estando no prazo de validade, o condutor precisa estar ciente que se passar o prazo, ele só poderá circular com ela cerca de 30 dias. No entanto, se ele desobedecer esse prazo, poderá levar multa e até a apreensão do veículo, dependendo da situação.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…