Quer saber se você está gastando muito? Veja sinais de perigo nas finanças com as informações que separamos abaixo e que, infelizmente, são muito comuns entre os brasileiros. Sendo assim, confira aqui no Brasil 123.
Se você já se perguntou se está gastando demais, porque percebe que parece que o dinheiro nunca sobra para nada, saiba que é muito importante ter controle financeiro sobre sua vida.
Apesar de ser ótimo gastar, a verdade é que isso gera muitos problemas se não for controlado e, muitas vezes, a nossa necessidade de consumo pode ser um sinal de que não estamos nada bem financeiramente.
Não é raro encontrar pessoas que possuem mais despesas do que fontes de renda, portanto, se você se enquadra nessa posição, saiba que esse é um dos sinais de perigo nas finanças.
Dessa forma, para evitar que isso aconteça, faça agora mesmo uma lista de tudo que você precisa pagar em um caderno e, ao final da conta, subtraia o valor da sua renda mensal.
Pode parecer uma dica simples, mas poucas pessoas têm o hábito de anotar onde gastam e, quando chega o pagamento, lembram-se que fizeram certas dívidas que não estavam contabilizando.
Se você usa cartão de crédito, saiba que alguns podem até trazer benefícios como pontos e milhas para viajar de avião, por exemplo.
No entanto, quando chegar a fatura, é muito importante pagar a dívida integral, já que o ato de fazer o pagamento mínimo gera juros que, por sua vez, criam um efeito bola de neve em suas contas.
Esse efeito conhecido como bola de neve é causado pelos juros que aparecem na fatura seguinte e se você manter o pagamento mínimo, esse valor vai aumentando exponencialmente.
Um dos sinais de perigos nas finanças que indica que você está gastando muito é a dívida de mais que 30% da sua renda mensal com moradia, ou seja, se você ganha 1.800 reais, o seu gasto mensal para aluguel, financiamento ou hipoteca, por exemplo, deve ser de 600 reais, no máximo.
Mas, claro que os custos costumam ser naturalmente mais altos que isso. Portanto, ou você aumenta sua renda ou divide os gastos com alguém da sua família, por exemplo. Pois, se a sua conta excede esse valor, a sua saúde financeira já não está muito boa.
Compras por impulso são muito comuns, sobretudo nos dias atuais em que as pessoas têm buscado a autopromoção acima de qualquer coisa.
Dessa maneira, se você é uma daquelas pessoas que estão sempre comprando roupas, alimentos e objetos que não são tão importantes assim para sua vida, provavelmente está com as finanças em perigo.
O problema não está em se presentear ou consumir um alimento diferente todos os dias, mas na proporção que esses gastos atingem a sua renda mensal, pois não é raro encontrar casos de pessoas que vivem para pagar seus “mimos” e penduram todos os seus rendimentos mensais.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…