O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou hoje que o acesso à rede 5G será possível em 100 novas cidades do Brasil. Isso inclui 73 cidades do Rio Grande do Sul e 27 em Santa Catarina, onde será permitida a instalação de novas estações.
Continue lendo para saber todos os detalhes!
A partir da próxima segunda-feira, as empresas de telefonia que compraram parte das frequências de 3,5 GHz no leilão do 5G de 2022 poderão pedir à Anatel permissão para ativar as estações de 5G nas 100 cidades anunciadas. A implantação do 5G começou nas capitais em junho de 2022 e agora está se expandindo para outras cidades.
O Ministério das Comunicações revelou que, a partir do dia 28, aproximadamente 122 milhões de pessoas, o que é quase 60% da população do país, em 1.812 municípios, terão acesso à tecnologia 5G.
No entanto, é importante destacar que a liberação das frequências não significa que as redes 5G serão automaticamente instaladas nessas áreas. A instalação das estações de 5G standalone dependerá dos planos individuais de cada empresa de telecomunicações.
Portanto, para acompanhar as cidades onde a frequência de 3,5 GHz foi liberada, o grupo que lida com problemas de interferência nessa faixa disponibiliza um painel de dados mostrando quais cidades já têm a faixa liberada e também o cronograma aprovado para as próximas liberações.
Veja também: ATUALIZAR Cadastro Único: Veja quem pode fazer pela internet
A tecnologia 5G e a TV via antena parabólica tradicional compartilham a mesma frequência de sinal, conhecida como Banda C.
A Anatel está avisando que as antenas parabólicas antigas não funcionarão mais. Portanto, quem ainda usa esse tipo de antena para receber canais de TV precisa atualizar o equipamento para evitar problemas na transmissão.
Ademais, o Ministério das Comunicações (MCom) e a Anatel explicam que as antigas antenas parabólicas precisam ser substituídas pelas novas versões digitais.
Além disso, se você está registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pode receber gratuitamente um kit de instalação da antena digital, que garante melhor qualidade de som e imagem. Para isso, é necessário agendar a instalação do novo equipamento.
Contudo, se você utiliza antenas do tipo “espinha de peixe” ou antenas digitais internas para receber sinal de TV, não precisa trocar o equipamento.
Veja também: MAIS de 100 cidades irão receber o 5G; confira a lista
A seguir, veja a lista completa:
Municípios no Rio Grande do Sul:
Municípios em Santa Catarina:
Veja também: VITÓRIA! Governo anuncia importante iniciativa envolvendo a internet banda larga
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…