Vestibular para medicina: dicas para passar na federal

2

Se você vai prestar vestibular para medicina e está em busca de dicas para passar na federal, precisa conferir este artigo até o final!

Ultimamente, o assunto que está presente em nosso dia a dia é a pandemia de coronavírus. As notícias falam sobre teste de coronavírus, a quantidade de novos casos, a cobertura de plano de saúde empresarial para a COVID-19 e assim por diante. 

Esses assuntos se tornaram frequentes e que realizará o vestibular para medicina precisa acompanhar tudo isso que está acontecendo não somente aqui no Brasil, mas no mundo. 

Mas, além disso, é necessário que os estudantes também busquem por outras dicas para passar na federal. Afinal, estamos falando de um curso muito concorrido e que exige muita dedicação e esforço. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você, que deseja passar no vestibular para medicina e passar na federal. Confira!

 

Dicas para passar no vestibular para medicina na federal

Passar no vestibular para medicina não é fácil, isso porque, como já falamos, existe uma alta concorrência. 

Inclusive, vários estudantes acabam prestando o vestibular mais de uma vez, até que consigam passar. No entanto, é possível passar logo na primeira vez. 

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a passar no vestibular para medicina. 

 

Defina e mantenha qual é a sua prioridade

Prestar vestibular para qualquer curso exige muita atenção, mas, quando se trata de medicina, ela deve ser redobrada. 

Não adianta que você tenha várias tarefas durante o dia e não se concentrar nos estudos para a prova. Apesar de outras atividades também serem importantes, é necessário estudar o máximo possível para a prova. 

Quanto mais você estudar, mais estará preparado para o vestibular. 

Caso seja de sua vontade seguir carreira pública, é bom também pensar em fazer um curso de Concursos Públicos do Pensar Cursos. Assim poderá adquirir muita experiência na área.

 

Foque em conceitos básicos

Alguns estudantes acabam focando em conteúdos mais avançados e difíceis e acabam deixando os conceitos básicos de lado. Porém, essa não é uma boa estratégia. 

Por mais que aprender os conceitos mais difíceis seja muito importante, depois você pode ter dificuldades por não saber os conceitos básicos. Vale dizer que o vestibular também foca nessas questões básicas. 

Portanto, comece a focar nos conceitos básicos. 

 

Estude em um local sossegado

Você vai se dedicar muito aos estudos, então nada melhor do que ter um local sossegado para fazer isso. 

Aproveite seu quarto, sala, bibliotecas, o que for melhor para você. Apenas certifique-se de que não terá sua concentração retirada por barulhos ou pessoas. 

Quando estudar em casa, avise a todos que moram com você sobre o seu momento de estudo. Torne o ambiente mais confortável o possível. 

 

Atenção para a redação

Quem realiza a prova do Enem sabe como a redação é importante para o resultado final. Além de contribuir para a média final, a redação também é usada como um critério de desempate. 

Ou seja, se dois candidatos estão com a mesma pontuação e disputando uma vaga de medicina, o que tiver uma melhor redação poderá ganhar a vaga. 

Para ter foco na redação você deve: 

  • Ler bastante;
  • Escrever bastante;
  • Manter-se atualizado sobre tudo de importante que está acontecendo no mundo;
  • Estude a estruturada de redação que é pedida pelo Enem;
  • Busque na internet por redações que tiraram boas notas;
  • Pratique muito e faça redações pelo menos duas vezes por semana. 

 

Saiba a hora de descansar

Manter a dedicação aos estudos é extremamente importante, mas saber a hora de descansar também é algo essencial para ter um bom desempenho na prova. 

No dia da prova, estar descansado vai fazer toda a diferença. Mantenha as horas de sono suficientes para que descanse e se distraia um pouco nos finais de semana. 

Além disso, você pode aproveitar para ver filmes sobre história e aprender ainda mais, juntando distração e aprendizado.

 

Cuidado com a saúde mental

Muitos estudantes, principalmente os que prestam vestibular na primeira vez, ficam muito nervosos. Esse é um grande problema, afinal, pode tirar a sua concentração e fazer com que aconteça o temido “apagão”. 

É comum que estudantes saibam o conteúdo da prova, porém, ficam nervosos com medo de um possível resultado negativo e acabam se confundindo. 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que cuide da sua saúde mental. Além de realizar simulados da prova, também procure por um psicólogo, caso seja possível. Dessa forma, você poderá lidar melhor com a ansiedade. 

 

Conclusão

O vestibular para medicina é muito concorrido e faz com que muitos estudantes tenham que prestá-lo mais de uma vez para que consigam passar. 

Porém, além de manter um alto nível de dedicação nos estudos, também existem algumas outras dicas que podem ajudar para a realização da prova. 

Neste artigo, você conferiu algumas dicas que poderão ajudar para passar na federal. 

Lembre-se, manter o foco nos estudos é essencial, mas também é necessário saber a hora de descansar e cuidar da saúde, principalmente a mental, pois esforços repetitivos e exaustivos podem ser um convite para doenças. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo que tenha sucesso no vestibular para medicina!

 

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.