Vereadora petista de SC é cassada após fazer denúncia sobre suposta apologia ao nazismo

A vereadora de São Miguel do Oeste (SC), Maria Tereza Capra (PT), teve seu mandato cassado neste sábado (04) por uma suposta quebra de decoro parlamentar. Ao todo, foram dez votos a favor da cassação e apenas um contra a medida – este voto foi da própria parlamentar, a única do Partido dos Trabalhadores na Casa.

Lula é contra CPI de atos antidemocráticos. Entenda!

Essa cassação já havia sido recomendada em um relatório da Comissão de Inquérito e acontece por conta de uma publicação da vereadora, que postou um vídeo em suas redes denunciado uma manifestação de vários participantes fazendo um suposto gesto nazista em frente à base do Exército na cidade. Isso, em novembro do ano passado.

De acordo com a acusação, a vereadora teria propagado notícias falsas, as famosas fake news, e ainda atribuído aos cidadãos de São Miguel do Oeste o crime de saudar o nazismo e de ser berço de uma célula neonazista. Em sua defesa, a parlamentar afirmou que vem sofrendo ameaças desde a publicação do vídeo e que o processo nada mais é do que uma perseguição política.

Essa opinião é parecida com a de Sérgio Graziano, advogado da vereadora. “Não há qualquer fato jurídico, político ou social que justifique a cassação. Em 31 anos do exercício da advocacia nunca vi tamanha injustiça”, afirmou ele, que ainda ressaltou que não é comum que as pessoas ergam os braços durante a execução do Hino Nacional e que nem mesmo os membros das Forças Armadas têm esse ritual.

A vereadora foi acusada de ter propagado informações falsas em um vídeo publicado ainda no ano passado. (Foto: reprodução)

Não suficiente, a defesa da parlamentar também acusou o presidente da Câmara, Vanirto Conrad (PDT), e de dois dos três membros da Comissão de Inquérito, Ravier Centenaro (PSD) e Carlos Agostini (MDB), de serem parciais durante o processo. Nesse sentido, foi citado supostas falhas e vícios do processo, como a incongruência das denúncias populares, em que as peças acusatórias não descrevem a quebra de decoro.

Apesar disso, no final do julgamento, mesmo com a defesa dizendo que não haveria comprovação de quebra de decoro parlamentar, a vereadora acabou sendo cassada. A sessão extraordinária que sacramentou a perda do mandato de Maria Tereza Capra contou com uma grande presença de público, incluindo o deputado federal Pedro Uczai (PT) e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT).

Leia também: Tebet aponta “divergências econômicas”com Lula e Haddad, mas nega oposição

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

55 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago