Os veículos elétricos estão, cada vez mais, ganhando o seu espaço entre os motoristas. Um grande indício deste novo cenário é a disparada nas vendas de veículos elétricos e automóveis híbridos na Europa em 2020. No primeiro caso, o volume dobrou no ano passado, enquanto as vendas dos híbridos triplicou no mesmo período. Lembrando que sofremos bastante com a pandemia da Covid-19 em 2020, que afetou todo o mundo e derrubou as vendas de automóveis no geral no mercado europeu.
Em resumo, os carros elétricos proporcionam muitas vantagens, especialmente durante o seu abastecimento. E isso parece estar influenciando a decisão de muita gente na hora de comprar um carro. No ano passado, 538.772 carros elétricos foram vendidos na Europa, principalmente nos seguintes países: Alemanha, França e Holanda. Ao mesmo tempo, houve a comercialização de 507.059 modelos híbridos plug-in.
Vale ressaltar que as vendas de veículos no mercado europeu despencaram 25% em 2020. E, pela primeira vez na história, os veículos híbridos e os elétricos alcançaram números mais expressivos de vendas do que os modelos a diesel na Europa. Isso aconteceu no último trimestre do ano passado, e indica um novo panorama que pode ficar consolidado em 2021. A saber, houve mais de 900.000 unidades vendidas nos últimos três meses do ano de veículos híbridos e carros elétricos.
“Após o efeito sem precedentes da Covid-19 na venda de veículos, as medidas adotadas pelos governos para estimular a demanda foram direcionadas sobretudo para os veículos de energias alternativas”, destaca a Associação de Montadoras Europeias de Automóveis (ACEA), responsável por esse levantamento.
Subsídios de bilhões de euros concedidos pelos governos da Europa impulsionaram as vendas de carros elétricos e veículos híbridos. A saber, muita gente precisou comprar carros novos e ecológicos depois que diversas cidades, como Roma, Paris e Bruxelas, decidiram proibir o acesso a seus centros por meio de veículos mais poluentes. Assim, diversas montadoras começaram a produzir novos modelos que respeitassem as normas europeias.
Por fim, em 2020, os modelos a gasolina responderam por 47% das ventas de carros utilitários na Europa. Em seguida, vieram: automóveis a diesel (28%), híbridos (11,9%), elétricos e híbridos plug-in (10,5%) e outras energias (2,1%).
LEIA MAIS
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…