O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pelo Brasil nos próximos dias. O Inmet destaca que este é o primeiro episódio de ZCAS do período de chuva 2023/2024.
Vale lembrar que a ZCAS se caracteriza por ser uma extensa faixa de nuvens de chuva, que tipicamente se estende da Amazônia, passa pelo Brasil Central e vai até a Região Sudeste, podendo atingir, também, a porção sul da Bahia.
A saber, este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, e que por consequência ameniza o calor.
Cabe mencionar que a ZCAS se configurou na noite da quarta-feira (3), e a previsão do tempo indica sua atuação até o próximo fim de semana (6 e 7 de janeiro), provocando grandes volumes de chuva neste período em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e sul da Bahia.
Aliás, o modelo COSMO indica que os acumulados de chuva devem ficar em torno ou até superar os 200 milímetros (mm) durante a atuação da ZCAS em algumas localidades de Goiás, Mato Grosso, sul do Tocantins, Minas Gerais e Espirito Santo (tons em rosa na figura 2).
De forma pontual, não se descartam volumes de 100 mm a 150 mm em áreas especialmente do norte do Rio de Janeiro (áreas de divisa com o Espirito Santo) e da porção sul da Bahia.
Para concluir, é importante chamar a sua atenção aos cuidados que se deve ter em caso de chuva forte, em especial quando houver ventos fortes, que podem provocar o corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
Sendo assim, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Ainda mais, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
É curioso mencionar que em dezembro de 2023, João Pessoa (PB) registrou 82,2 milímetros (mm) de chuva na estação meteorológica automática (código: A320) do Inmet, localizada na capital paraibana.
O valor ficou 125% acima da Normal Climatológica de 1991-2020 (média histórica) para o mês, que é de 36,6 mm. Aliás, o volume foi o 2º maior para dezembro desde a instalação da estação automática, perdendo apenas para o ano de 2015 (139,4 mm).
Ao todo, João Pessoa teve oito dias com chuva (> 1,0 mm), dois a mais do que em dezembro de 2022, quando o volume total do mês chegou a 34,4 mm. O maior acumulado de chuva em 24h foi de 25,8 mm, registrado no dia 21/12/23.
Fonte: Inmet
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…