Grande parte das pessoas trabalha arduamente por anos aguardando o momento de se aposentar. Afinal, a aposentadoria surge em um momento em que os servidores estão cansados e sem disposição e energia para exercerem suas funções plenamente. Se você está aguardando ansiosamente por esse momento, leia este post e veja se você vai poder se aposentar em 2023.
Um novo ano se aproxima, e com isso muitas pessoas começam a analisar se elas já alcançaram a idade e o tempo de serviço mínimo para se aposentar. Se você é uma dessas pessoas, neste post você irá tirar todas as suas dúvidas. Afinal, um momento tão importante como esse não deve passar batido, mas deve ser aguardado e vivido com muita expectativa e emoção.
De tempos em tempos as regras que definem como e quando as pessoas irão se aposentar sofrem alterações. Então, no ano de 2023 não será diferente, neste ano as regras que definem a aposentadoria por idade do INSS serão alteradas, mas você não precisa esperar a virada do ano para saber quais serão as novidades. Leia este post com atenção e descubra tudo o que você precisa saber.
Em primeiro lugar, os segurados que possuem idade entre 55 e 65 anos, precisam ter, no mínimo, quinze anos de contribuição para terem direito à liberação do benefício. Mas existem outros requisitos, como: idade mínima, documentos necessários para solicitação do benefício e formas de realizar a solicitação.
Geralmente, os brasileiros se aposentam por meio da aposentadoria por idade, de forma urbana ou híbrida. Então, a idade mínima para realizar a solicitação do benefício é de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres.
No entanto, há uma diferença em se tratando de trabalhadores rurais ou de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, pois, mulheres nessas condições podem solicitar o benefício aos 55 anos, enquanto os homens podem fazê-lo aos 60 anos. Se você possui alguma das condições descritas acima e deseja realizar a solicitação do seu benefício, descubra abaixo como fazer isso:
Veja se você vai poder se aposentar em 2023 – Reprodução AdobeStockPara realizar a solicitação da sua aposentadoria no ano de 2023, você deve se dirigir a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – e realizar a solicitação. No entanto, caso não haja aprovação, você deve recorrer à Justiça e dar entrada a um processo para receber o benefício.
Em síntese, a sua aposentadoria será definida de acordo com o Extrato Previdenciário Oficial do INSS, o qual estará diretamente ligado ao CNIS. Portanto, caso o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais esteja com algum dado errado ou incompleto, poderá haver a negativa do seu benefício.
Mesmo com esse problema, há aprovação de alguns benefícios, porém, isso pode acarretar em problemas futuros. Sendo assim, corrija todos os dados disponíveis no banco de dados da Previdência Social antes de solicitar seu benefício, para que haja aprovação o quanto antes e da forma correta.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…