O assunto mais comentado neste momento, é a Copa do Mundo que acontece no Catar com abertura no dia 20 de novembro. E como os jogos marcados para o Brasil ocorrem durante o expediente de trabalho, a dúvida é: pode faltar ao trabalho em dia de jogo da seleção. Este é o assunto que iremos tratar hoje, com este artigo.
As datas dos jogos que envolvem a seleção brasileira na 1ª fase da Copa do Catar, ocorrem em dias de semana, e em horário comercial de trabalho. São elas:
Apesar de ser um evento nacional, os dias de jogos da seleção não são considerados feriados, por isso, o colaborador não pode faltar ao trabalho nestes dias. Assim, cabe uma negociação entre colaboradores e empresa, para que os funcionários possam assistir os jogos.
Entre as negociações possíveis tem-se:
Em muitas situações, as empresas liberam e organizam espaços como refeitório ou local de recreação para que os colaboradores assistam aos jogos dentro da própria empresa.
Assim, finalizando o jogo, retornam ao trabalho. Neste formato de negociação, não é possível descontar do colaborador o tempo em que ele ficou assistindo o jogo, pois ele está à disposição da empresa.
Pode ser acertado com a empresa, que o colaborador seja liberado do horário dos jogos, e essas horas sejam compensadas, de maneira que seja bom para ambas as partes.
Neste caso, o ideal é que o colaborador seja liberado pelo menos 1 hora antes do início do jogo, para que ele consiga chegar em casa a tempo. Em muitas situações, esse tempo é pouco para que o colaborador chegue em casa, nestes casos, este tipo de negociação nem sempre é boa para ele.
As empresas podem estar negociando uma diferenciação no horário de trabalho nos dias de jogos, seja antecipando o horário de entrada, ou atrasar o horário de saída. Ou outra maneira que seja bom para ambos os lados da negociação.
A empresa pode ou não oferecer que o colaborador realize suas atividades em home office nos dias de jogos da seleção. Mas, o que vale, é o acordo realizado entre a empresa e os colaboradores.
Legalmente NÃO! Se não houver acordo entre empresa e colaborador, nos dias de jogo da seleção brasileira, será considerado dia normal de trabalho. Assim, se o colaborador faltar, sem uma justificativa legalmente aceita, poderá ter o seu dia descontado, além do desconto de um dia de descanso.
Por fim, cabe à empresa decidir se aplica uma advertência. E no caso de acúmulo de três advertências, o colaborador pode ser demitido por justa causa.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…