Nos dias quentes de verão no Brasil, nada melhor do que uma melancia gelada para hidratar o corpo e matar a sede. Além disso, o brasileiro temo por hábito fazer salada de frutas e decorações de mesas de festas com a fruta. Mas como saber se a melancia está doce? Confira essa dica simples que estamos apontando com este artigo.
Colher melancia madura, suculenta e doce pode ser difícil. Se quiser comprar uma melancia inteira, a recomendação é escolher a mais pesada entre duas frutas de tamanho semelhante.
Além disso, o lado da casca da melancia que pousou no chão deve ter uma mancha distinta de cor amarelo-creme. Sem essa marca, é possível que a colheita foi muito prematura, o que prejudicaria a textura, o sabor e a suculência da polpa.
Portanto, não estará maduro o suficiente. A casca deve ser relativamente lisa, embora algumas marcas minúsculas e cicatrizadas aqui e ali sejam normais e não afetem a qualidade.
Se já fizeram um corte na melancia, verifique se a polpa está com um tom de cor uniforme e vibrante. Da mesma forma, as sementes devem ter uma tonalidade viva e um brilho brilhante. Os grãos devem parecer densos e firmes.
A melancia minimamente processada, descascada e fatiada, e está pronta para comer deve necessariamente estar acomodadas em gôndolas refrigeradas e em recipientes lacrados.
Só compre as embalagens que estiverem submersas no gelo quando estiverem expostas no freezer. Assim, é importante manter a melancia em refrigeração porque ela se deteriora rapidamente quando exposta em temperatura ambiente.
Dessa forma, quando totalmente madura, a melancia pode ficar em temperatura ambiente por vários dias sem sofrer perda de qualidade. Se você comprar uma melancia inteira, lave bem a parte externa antes de cortá-la, uma escova pode ser necessária se a melancia for particularmente suja. Detergente é completamente desnecessário.
Por fim, depois de cortada, a melancia precisa ser armazenada em um freezer envolto em plástico para evitar que resseque e absorva odores de outros alimentos.
Corte em pedaços menores armazenando em um recipiente bem fechado. O suficiente para fazer sucos ou congelar para uso posterior.
Em seguida, corte-a em pedaços, retire as cascas e guarde as sementes para uso posterior. A dessecação deve ser feita em temperatura ambiente ou na geladeira. A polpa também pode ser amassada no liquidificador para fazer um purê que pode ser colocado em forminhas de gelo para resfriar o suco.
As melancias podem ser redondas ou ovais, com ou sem sementes, e seus caules apresentam uma variedade de tons de verde. Especialistas indicam que a polpa pode ser de três cores: vermelho, amarelo ou laranja. Frutas de polpa vermelha são os frutos mais comuns no Brasil.
Os cuidados na compra, e armazenamento da melancia, faz com que ela permaneça fresca e doce por mais tempo. Afinal, saborear uma melancia no verão é muito gostoso e refrescante.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…