Veja quando o empregador pode proibir o uso do celular no trabalho

Não existe uma lei que dê ao patrão esse poder de proibição. Mas o empregado precisa ficar atento, pois uso do celular pode dar demissão

0

Você usa muito o seu celular no trabalho? Se a resposta for sim, é importante ficar por dentro das regras gerais sobre o uso desse aparelho no ambiente profissional. Mas sabe o que diz a lei? Nada. Acontece que não há uma legislação específica para isso.

Ou seja, no Brasil não há nenhuma lei que dê ao patrão o poder proibir o uso do celular no emprego. Dessa forma, o empregado não pode sofrer nenhuma punição por isso. Mas é preciso ter cuidado. É que isso não é uma regra que vale para todo mundo.

É que o empregado que usa muito o celular no trabalho pode sofrer uma punição. Atente para o fato de que o erro não é o uso contínuo do aparelho, mas a consequência desse uso, que é uma menor produtividade no trabalho, por exemplo.

Ou seja, nesses casos o empregador pode punir o empregado. Afinal, o patrão tem o poder diretivo. Assim, ele tem o direito de punir um empregado que não esteja trabalhando bem. E isso, aliás, vale para o uso do celular ou de qualquer outra coisa.

Pontos

Mas vale lembrar que isso não vale para as profissões que necessitam do uso do celular. Um jornalista, por exemplo, precisa estar conectado ao celular por um longo período de tempo. É lá onde ele verá os e-mails, as mensagens e até as informações oficiais para uma matéria.

Mas há também o outro lado. Há profissões como motorista ou um cirurgião, por exemplo. Nesses casos, essas pessoas precisam ficar atentas em todo o processo do trabalho. Um erro, em qualquer um desses dois casos, coloca outras vidas em risco.

Celular no trabalho

Mas os especialistas argumentam que a melhor maneira de lidar com essa dúvida é usando o bom senso. Ou seja, o empregado normalmente sabe quando ele mesmo está passando do limite. Além disso, mesmo que não seja um crime, o uso frequente do celular pode ser antiético e ainda pode causar doenças.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.