Contribuintes tem até o final desse mês para enviar a sua declaração do Imposto de Renda. Sendo assim, é muito importante saber, de fato, quais são, os gastos dedutíveis nas principais categorias, como saúde, educação, previdência privada, entre outros. Além disso, é interessante saber os gastos que não se enquadram como despesas dedutíveis. Sendo assim, confira abaixo essas informações!
Uma das principais categorias de gastos dedutíveis é a saúde. Sendo assim, podem ser abatidos despesas com consultas médicas, tratamentos odontológicos, sessões com psicólogos, gastos com plano de saúde, cirurgias, exames, entre outros. Confira a lista completa de quais gastos com saúde podem ser deduzidos:
Leia também: Veja data do primeiro pagamento do Bolsa Família de MAIO!
Além disso, é possível acrescentar despesas de dependentes e alimentandos. Assim, não existe um limite de dedução para as despesas médicas. Entretanto, você vai precisar ter em mãos todos os recibos, bem como as notas fiscais fornecidas pelos profissionais ou clínicas que frequentou. Isso é importante para comprovar os valores que você pagou.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a dedução dos gastos com educação é limitada a R$ 3.561,50 por pessoa (titular, dependentes e alimentandos). Dessa forma, podem ser deduzidos gastos com ensino infantil, como é o caso de creches e pré-escolas, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, também são dedutíveis gastos com ensino profissionalizante ou técnico, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e também cursos de especialização.
Importante: Assim como gastos médicos, é necessário ter os recibos ou notas fiscais das despesas para comprovar.
Em relação à previdência, quem possui um plano no modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pode deduzir os valores pagos, limitado a 12%. Desse forma, se por acaso existir mais de um plano de previdência, o contribuinte deve somar os rendimentos anuais na hora de declará-los. Vale salientar que a dedução não é válida para os planos VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
Leia também: Atenção: Declaração pré-preenchida do IR apresenta ERROS! Veja como identificar
Em primeiro lugar, se faz importante saber, afinal, quem pode entrar na declaração como dependente. Na verdade, além dos filhos e cônjuges, pai e mãe também podem entrar na declaração do Imposto de Renda como dependentes, embora muita gente não saiba! Por isso, veja abaixo a lista de quem pode ser considerado dependente no Imposto de Renda:
Dessa forma, é importante também entender que o limite de dedução por dependente é de R$ 2.275,08 por ano.
Aqueles que pagam pensão alimentícia podem deduzir o gasto! Entretanto, isso só poderá ser feito desde que a pensão tenha sido definida através de uma decisão judicial ou por escritura pública (extrajudicial). Além disso, o contribuinte que paga a pensão do alimentando pode também deduzir outras despesas, como saúde e educação, se assim foram definidas no acordo judicial.
Leia também: Veja data do primeiro pagamento do Bolsa Família de MAIO!
Precisa declarar o Imposto de Renda 2023:
Leia também: Novo lote do PIS/PASEP será pago AMANHÃ! Veja quem recebe!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…